Três baleias são vistas no canal entre São Sebastião e Ilhabela, no litoral de SP


Grupo de baleias está na região há pelo menos três dias, segundo o projeto Baleia à Vista. Espécie passa pelo Litoral Norte de São Paulo à caminho do Nordeste brasileiro. Maurício Amorim/Vanguarda Repórter
Para muita gente, cruzar o canal entre São Sebastião e Ilhabela já é uma experiência especial por si só. A paisagem, que mistura o azul do oceano com o verde da natureza, encanta turistas e moradores. Mas, na manhã deste sábado (17), o cenário ganhou um elemento ainda mais único: a presença de baleias jubarte.
O avistamento aconteceu por volta das 11h30 e surpreendeu quem fazia a travessia do canal. Maurício Amorim, morador de Ilhabela, estava no local e registrou o momento — veja o vídeo acima.
“Notei que vários barcos estavam parados, olhando para alguma coisa. Me preparei para filmar e fui surpreendido pelas baleias”, explicou Maurício.
“Consegui filmar apenas uma, mas vi outras duas! Por viver no litoral, não é a primeira vez que vejo animais marinhos assim, mas é sempre emocionante. São gigantes que nos visitam e fazem a gente refletir sobre como é importante preservar o meio ambiente.”
Também morador da ilha, Leonardo Radi registrou a cena de um outro ângulo.

Reprodução/Leonardo Radi “Conhecendo Ilhabela”
A bióloga Carla Beatriz Barbosa explicou ao g1 que a presença de jubartes no litoral de São Paulo está diretamente ligada à migração que a espécie faz todos os anos.
“Elas saem de regiões frias, como a Antártica, e sobem em direção às águas mais quentinhas — principalmente a região de Abrolhos, na Bahia. E o nosso litoral está no meio do caminho”.
O principal motivo dessa longa viagem é a reprodução. As jubartes se aproximam do Brasil para acasalar, dar à luz ou cuidar dos filhotes que nasceram recentemente. As águas tropicais são mais seguras para os bebês e oferecem condições mais confortáveis para esse momento tão delicado.
👀 Avistamento
Sobre as três jubartes vistas no canal entre São Sebastião e Ilhabela, o fundador do projeto Baleia à Vista, Júlio Cardoso, comenta que elas começaram a ser vistas na quinta-feira (15). O comportamento, segundo ele, chama atenção.
“Esse trio chegou e ficou, ao invés de seguir viagem para a área de reprodução. O por quê disso? São várias as hipóteses. As baleias podem ter parado para descansar, encontrado alimento ou simplesmente se interessaram por algo na região. Fato é que estão há dias circulando pelo canal, tranquilas, nem dando bola para os barcos”, disse Júlio.
O projeto Baleia à Vista informa que, em 2025, até o momento, já foram registradas cerca de 25 aparições de jubartes no Litoral Norte paulista. As três baleias vistas no canal entre São Sebastião e Ilhabela ainda não haviam sido catalogadas e agora passam a fazer parte dos registros oficiais.
Em todo o ano de 2024, foram 561 avistamentos. Em 2023, 786.
🐋 Temporada de baleias
Apesar das aparições recentes, o pico da temporada de baleias no Litoral Norte deve ser entre o fim de maio e o fim de julho.
🚨 Cuidados
Ver uma baleia de perto é sempre emocionante — mas esse privilégio vem com responsabilidade. Para garantir a segurança dos animais e das pessoas, é importante seguir algumas orientações:
Manter a rota de navegação da baleia livre
Estar sempre ao lado delas, nunca atrás ou à frente
Velocidade máxima de cinco nós para os barcos
Distância mínima de 100 metros para os barcos
Deixar o motor em neutro (não desligado)
São permitidos até dois barcos simultaneamente
O tempo máximo permitido com a baleia é de 30 minutos
Cuidado para não provocar encalhes
Não separar os animais do grupo
Evitar ruídos altos
Não jogar qualquer tipo de objeto na água
Não mergulhar
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.