

Banco Central atualiza estatísticas do Sistema de Valores a Receber e informa que ainda há R$ 9,1 bilhões esquecidos – Foto: José Cruz/Agência Brasil/ND
O Banco Central atualizou nesta terça-feira (13) as estatísticas do Sistema de Valores a Receber, que contabiliza o “dinheiro esquecido” por brasileiros em instituições financeiras. O montante disponível para saque chega a R$ 9,13 bilhões.
Os dados divulgados são referentes a março deste ano. O prazo para saque teria se encerrado em outubro de 2024. Porém, em abril de 2025, o Ministério da Fazenda informou que não vai ser estabelecida data limite para os clientes resgatarem os valores.
O sistema do Banco Central permite que pessoas físicas e empresas consultem se deixaram para trás algum valor em instituições financeiras.
Valores a receber: veja como consultar
Para consultar se há algum valor a ser recebido é necessário acessar o site do SVR e seguir o passo a passo:
- Informe o CPF e a data de nascimento, no caso de pessoa física;
- Para pessoa jurídica, é necessário informar o CNPJ e a data de abertura da empresa. Os valores a receber devem estar vinculados ao CNPJ informado;
- Também é possível verificar a situação de pessoas já falecidas. Nesse caso, é necessário ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, sendo preciso preencher um termo de responsabilidade.

Consulta deve ser feita somente pelo site do Sistema de Valores a Receber, com a conta gov.br nível ouro ou prata – Foto: Pexels/Reprodução/ND
Como resgatar?
Se houver valores a receber, o usuário pode acessar o sistema pelo Banco Central com a conta gov.br prata ou ouro e, em seguida:
- Acessar a opção “Meus Valores a Receber”;
- Ler e aceitar o Termo de Ciência;
- Será exibido na tela o valor a receber, o nome e os dados de contato da instituição que devolverá o valor, além da origem do valor. Em alguns casos, aparecerão também outras informações relacionadas ao saque;
- Em seguida, basta clicar em “Solicitar por aqui” e selecionar uma chave Pix;
- É necessário que o usuário possua uma chave Pix (a chave Pix não pode ser a aleatória);
- Caso não tenha uma chave cadastrada, é possível criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.
O Banco Central alerta para possíveis golpes aos usuários. O único portal disponível para consulta e solicitação de retirada do dinheiro esquecido é o valoresareceber.bcb.gov.br e os serviços são 100% gratuitos.
Para acessar os valores também não é necessário fazer qualquer pagamento. O BC não envia links, nem faz ligações para confirmar dados pessoais.