
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) divulgou nesta terça-feira (6) o edital para contratar 2,2 mil policiais militares da reserva para cargos administrativos, técnicos ou especializados. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado.
As novas vagas, autorizadas pelo governo paulista no final de 2024, vai permitir que os policiais da ativa, que atualmente exercem funções internas nas unidades da PM-SP, possam reforçar o policiamento nas ruas.
Os militares aposentados que foram para a reserva e desejam voltar a colaborar com a instituição podem se inscrever entre 12 de maio e 2 de junho. Será preciso preencher uma ficha de inscrição e entregar nas unidades de interesse.
Cargos e jornada de trabalho

Segundo o edital, os escolhidos vão exercer funções em jornada diária de trabalho de oito horas, com direito a férias. O militar da reserva designado para atuar na Polícia Militar ficará responsável por funções administrativas, técnicas ou especializadas.
Entre as áreas de atuação estão: logística e patrimônio, saúde, atendimento de chamadas de emergência, despacho de viaturas, videomonitoramento, recursos humanos, tecnologia da informação, finanças, comunicação social, polícia judiciária militar e inteligência. O edital ainda estipula que os policiais da reserva só podem permanecer no serviço administrativo por até um ano, mas é possível prorrogar o prazo por mais um ano.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, enfatizou que essa é uma medida importante para “liberar mais policiais do quadro de combatente para o serviço operacional”, o que representa mais uma etapa para recompor o efetivo da Polícia Militar no estado.
As vagas, espalhadas por todos os municípios do estado paulista, são apenas para praças, ou seja, para aqueles que se aposentaram em cargos de soldados, cabos, sargentos ou subtenentes. Será dada prioridade aos policiais que possuem experiência em cargos administrativos.
Para se inscrever, o militar da reserva deve cumprir uma série de requisitos e apresentar cópias de documentos exigidos no processo, explicados no Edital. Clique aqui para acessar o Edital na íntegra.
O militar não volta como ativo
Apesar de contribuir novamente com o trabalho da Polícia Militar, o policial da reserva que optar por atuar em funções administrativas seguirá sendo inativo. Isso quer dizer que ele não vai usar farda ou concorrer a promoções, por exemplo. Os policiais da reserva são todos aqueles que contribuíram o tempo mínimo exigido na instituição e decidiram se aposentar, tornando-se inativos.
“Por lei, o policial militar quando se aposenta continua vinculado com a instituição, mas está inativo, mesmo assim, ele ainda responde pelo código militar, então se cometer alguma transgressão disciplinar vai responder por isso com base no regulamento. Outros aposentados rompem totalmente o vínculo com a entidade ou empresa na qual trabalhou”, explicou o capitão Gustavo Maciel, da Subsecretaria de Acompanhamento de Projetos Estratégicos (Sape), da Secretaria da Segurança Pública (SSP).