
O projeto inclui a troca geral da cobertura e impermeabilização das lajes, pintura geral, troca das pavimentações internas e forros, revisão geral das instalações elétricas, entre outros serviços. Obras de modernização da Estação Cidadania em Santarém já alcançaram mais de 20% segundo a Seplad
Divulgação
As obras de reforma e modernização do prédio da Estação Cidadania de Santarém, na avenida Rui Barbosa, no bairro da Prainha, seguem em andamento e já alcançam mais de 20% dos serviços executados. Os trabalhos, coordenados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), integram o conjunto de ações do Governo do Pará para fortalecer a descentralização dos serviços públicos e promover cidadania em todas as regiões do Estado.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O projeto inclui a troca geral da cobertura e impermeabilização das lajes, requalificação das fachadas, pintura geral, troca das pavimentações internas e forros, revisão geral das instalações elétricas, hidrossanitárias, combate a incêndio, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e de ar-condicionado, reestruturação dos espaços dos parceiros e salas de espera, além de um espaço kids.
“A obra da Estação Cidadania de Santarém segue em pleno desenvolvimento para trazer mais conforto, modernidade, segurança e infraestrutura na prestação de serviços à população e aos servidores que trabalham na unidade. Já realizamos a impermeabilização de calhas e rufos, garantindo proteção contra infiltrações e aumentando a durabilidade das estruturas; a revitalização total do telhado; remoção e preparação de pisos, revestimentos e forros antigos para instalação de novos acabamentos e início da adequação das redes elétrica e hidrossanitária”, disse o coordenador do setor de Arquitetura e Engenharia da Seplad, Derlon Silva.
Novos espaços vão sendo erguidos no prédio da Estação Cidadania em Santarém
Divulgação
Com a média de 7 mil atendimentos mensais, a Estação Cidadania de Santarém é a segunda unidade com o maior número de atendimentos, entre as unidades fora da Região Metropolitana de Belém (RBM). Entre janeiro de 2024 a março de 2025, foram mais de 95 mil atendimentos realizados no local.
Derlon Nogueira é microempreendedor individual, e trabalha próximo à Estação Cidadania de Santarém, há oito anos, e aprova os novos serviços de construção e de atendimentos sociais.
“A Estação Cidadania fica em um local estratégico aqui, pois fica localizada em uma via onde tem um fluxo de pessoas muito grande. Então eu espero que, além dos serviços que já eram prestados aqui, que são essenciais para a população, tenha novos serviços e os atendimentos fiquem ainda melhores”, contou Derlon.
Obras visam modernizar o prédio da Estação Cidadania em Santarém
Divulgação
A unidade, que tem o maior número de órgãos da esfera municipal, estadual e federal, conta com serviços do Detran, Polícia Civil, IASEP, Defensoria Pública, Sefa, Receita Federal, Seaster, Banpará, Procon, Cohab, Jucepa, Cosanpa, Seju, Adepará, INSS, Superintendência Regional do Trabalho, entre outros.
Com a conclusão das obras, a expectativa é ampliar ainda mais a capacidade de atendimento da unidade, fortalecendo o compromisso com um serviço público mais ágil, humanizado e acessível à população de Santarém.
Serviço:
A Estação Cidadania está funcionando atualmente nos altos do Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira, localizado na Rua Araguarina, s/n, no bairro Prainha, em Santarém.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região