

Água mineral Perrier, da marca da Nestlé, é vendida na França – Foto: Reprodução/ND
Análises realizadas em lotes de água mineral Perrier, da marca da Nestlé vendida na França, revelaram traços de enterobactérias, microrganismos que indicam possível contaminação fecal.
As amostras contaminadas, segundo a Agência Regional de Saúde da região de Occitânia, foram produzidas na unidade da Nestlé localizada em Vergèze, no sul do país, e envolvem garrafas de 750 ml.
O que são as enterobactérias encontradas nas águas Perrier?
As enterobactérias são bactérias que habitam naturalmente o intestino de humanos e animais, mas algumas espécies podem causar sérios problemas de saúde.
Entre elas estão a Escherichia coli (E. coli), Salmonella, Shigella e Klebsiella, responsáveis por doenças como infecção urinária, diarreias graves, infecções intestinais e até sepse, uma infecção que pode levar à morte.

Agência Regional de Saúde encontrou bactérias em garrafas da Perrier – Foto: Reprodução/ND
Uma variante da E. coli, a STEC, é especialmente perigosa por produzir a toxina Shiga, que pode causar hemorragias e levar à falência renal.
Nestlé negou infecção
Apesar de a Nestlé, dona da Perrier, garantir que os produtos não oferecem riscos à saúde, especialistas continuam em alerta.
A Agência Francesa de Segurança Alimentar (Anses) já havia alertado sobre a presença crescente dessas bactérias no solo, na água e em alimentos.
O maior risco, segundo autoridades de saúde, é que algumas dessas bactérias se tornaram resistentes a antibióticos, especialmente em ambientes hospitalares, representando um perigo para pessoas com imunidade baixa.
Por enquanto, a retirada dos produtos do mercado ainda está sendo avaliada.
Enquanto isso, especialistas recomendam que os consumidores verifiquem o local de produção e a validade da água engarrafada, prestando atenção especial a produtos oriundos da fábrica de Vergèze.