
Evento ocorre nesta quinta, 24 e vai reunir representantes do Brasil e da Alemanha para discutir soluções sustentáveis e o papel da economia circular no enfrentamento das mudanças climáticas. Belém do Pará
Setur/Gov Pa
Belém será sede, no próximo dia 24, da primeira edição dos Climate Talks 2025 – Diálogos Climáticos Brasil-Alemanha, iniciativa da Embaixada da Alemanha no Brasil.
Com o tema “COP30 e Economia Circular – contribuições locais para o combate às mudanças climáticas”, o encontro será realizado no Centro de Treinamento e Formação Ambiental da Semas, no bairro do Marco.
O evento ocorre em um ano estratégico para a capital paraense, que se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro deste ano.
Durante o Climate Talks, serão debatidos temas como os principais desafios na gestão de resíduos, soluções já adotadas em diferentes contextos, modelos de colaboração entre diferentes esferas de governo e o papel estratégico da economia circular nas políticas climáticas.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A conferência vai reunir representantes de alto nível do Brasil e da Alemanha, além de especialistas, lideranças comunitárias, empresários, pesquisadores e membros da sociedade civil. O objetivo é discutir os impactos ambientais e as oportunidades oferecidas pela economia circular como estratégia para mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas – especialmente em áreas urbanas como Belém.
A expectativa é que o evento contribua para fortalecer o protagonismo da Amazônia nas negociações internacionais sobre o clima e ajude a consolidar caminhos para uma transição ecológica mais justa e eficiente.
De acordo com o secretário adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, a economia circular representa uma alternativa viável e urgente.
“Ao priorizar a reutilização, reparação, reciclagem e a redução de desperdícios, a economia circular propõe um novo modelo de produção e consumo com menor impacto ambiental. Para isso, é essencial integrar políticas públicas, setor privado, comunidades e a cooperação internacional”, afirmou.
A organização é feita em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e o Sebrae.
Governo federal anuncia medidas para realização da COP 30 em Belém
Vídeos com as principais notícias do Pará