

Temporal deixou estragos em Chapecó – Foto: Diego Antunes/ND
Um forte temporal atingiu Chapecó no início da manhã deste sábado (19), deixando um rastro de destruição. Diversas casas foram destelhadas, árvores caíram e bloquearam ruas, e um aviário foi completamente destruído na linha Tormen, no interior do município.
O engenheiro agrônomo Lucas Tormem se deparou com uma cena desoladora ao chegar à propriedade da família.
Um dos aviários foi totalmente destruído e o outro teve parte do telhado arrancado pelos ventos fortes. Segundo ele, ainda não foi possível calcular os prejuízos, já que outras estruturas da propriedade também foram danificadas.
Lucas explicou ao repórter da NDTV Record, Diego Antunes, que em questão de minutos, o aviário estava destruído. O local abrigava frangos de 14 dias. “Parece que torrou no meio as árvores”, explica o produtor.
Veja o vídeo do aviário destruído
Um aviário foi completamente destruído no interior de Chapecó; frangos tinham 14 dias – Vídeo: Diego Antunes/ND
Seis estufas destruídas
O agricultor Dirceu Tomasi viu as estufas de verduras serem destruídas pela força do vento e da chuva. Em entrevista ao repórter Alexandre Madoglio, ele calcula um prejuízo de cerca de R$ 30 mil, já que seis estufas foram completamente danificadas.
Além disso, o agricultor explicou que ainda se recuperava dos prejuízos causados pela estiagem, mas o temporal deste sábado trouxe novas perdas e agravou a situação.
Cerca de 59 casas foram atingidas, segundo a Defesa Civil, mas não há registro de desalojados.
Detalhes do temporal
O coordenador municipal da Defesa Civil, Walter Parizotto, explica que o órgão atua na entrega de lonas aos moradores atingidos, que trabalham na recuperação das casas.
Há dezenas de árvores caídas, placas e um aviário destruído. Há bloqueios nos acessos das linhas Sarapião e Tormen. Os servidores municipais estão trabalhando na desobstrução das ruas.
O prefeito João Rodrigues determinou a mobilização imediata das equipes para fazer os atendimentos necessários. A Defesa Civil também fará os laudos técnicos para o acionamento dos seguros.
Quem precisar de auxílio pode ligar para o 199 da Defesa Civil, 153 da Guarda Municipal ou 193 dos Bombeiros.