

Chuva e frio intenso devem chegar entre terça a quarta-feira – Foto: Imagem gerada por IA/ND
A terça-feira (27) começou com tempo instável no Oeste de Santa Catarina e deve seguir com características bem dinâmicas, conforme alerta o meteorologista Piter Scheuer. Frio intenso deve chegar no estado.
O dia terá sol entre nuvens e ventos fortes, com rajadas que podem variar entre 50 e 60 km/h — podendo ultrapassar essa velocidade em alguns momentos, especialmente durante a tarde, à noite e na próxima madrugada.
Segundo Scheuer, há risco elevado de tempo severo no final do dia e no início da quarta-feira (28), com possibilidade de temporais localizados, chuvas intensas, trovoadas, granizo e vendavais que podem superar os 80 a 100 km/h.
Ele também destaca que não está descartada a formação de tornados ou microexplosões isoladas, fenômenos extremos que exigem atenção redobrada da população.
Essa mudança brusca no tempo ocorre por causa da chegada de uma frente fria, que deve organizar diversas instabilidades atmosféricas com potencial para provocar estragos em algumas regiões do estado.
Na quarta-feira (28), o tempo segue instável, com chuva e garoa, e as temperaturas já começam a cair com força. A previsão aponta para uma quinta-feira ainda úmida, mas com tendência de melhora gradual no tempo ao longo da tarde e noite.
Há, inclusive, risco de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense devido à entrada de uma massa de ar frio de origem polar.
O frio intenso será o destaque da sexta-feira e do fim de semana, quando o tempo firme volta a predominar. O sol aparece, mas as temperaturas despencam, com risco de geada, especialmente em áreas de baixadas e vales, onde os termômetros podem chegar a zero grau ou até menos.
Para quem trabalha no campo ou pretende aproveitar atividades ao ar livre, o fim de semana será aproveitável, apesar do frio intenso. O alerta, no entanto, permanece para as próximas 24 horas, com atenção especial ao risco de fenômenos extremos provocados pela frente fria.
Frio intenso nos próximos dias

Frio intenso deverá chegar nesta semana – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/ND
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a queda acentuada das temperaturas no estado a partir do início da tarde desta terça-feira (27). A mudança climática é causada pela chegada de uma intensa frente fria, que avança pelo território catarinense e traz ar polar, provocando forte resfriamento em todas as regiões.
De acordo com o órgão, as temperaturas começam a cair primeiro no Oeste catarinense, durante a tarde, e avançam gradativamente para as demais áreas até a noite, quando serão registradas as mínimas do dia.
Nas regiões mais altas da serra, os termômetros devem marcar valores abaixo de 0°C. Já nos Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste, as temperaturas devem variar entre 1°C e 5°C. No Extremo Oeste, os valores ficam próximos de 5°C, enquanto no Litoral e áreas próximas, a temperatura deve girar em torno dos 10°C.
A Defesa Civil reforça o alerta para o risco de geada nas madrugadas seguintes, especialmente em áreas de baixadas e vales, além de recomendar atenção especial com pessoas em situação de vulnerabilidade, animais de estimação, plantas sensíveis ao frio e o uso adequado de aquecedores, evitando acidentes domésticos.