Vai nevar no estado inteiro? Saiba onde e quando está previsto cair neve em SC

Serra pode registrar 5 cm de acumulado de neve em SC

Projeções indicam que cidades da Serra catarinense podem ter até 5 cm de acumulados de neve em SC  – Foto: Divulgação/ND

Uma frente fria de grande intensidade que avança pela região Sul do Brasil vai derrubar as temperaturas em Santa Catarina. Após sua passagem, na quarta-feira (28), uma massa de ar polar seco e frio se instala sobre todo o território catarinense, derrubando drasticamente os termômetros e elevando a chance de ocorrência de neve em SC.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, a queda nas temperaturas será percebida inicialmente no Oeste do estado, a partir da tarde, estendendo-se progressivamente às demais regiões até o final da noite.

De acordo com os modelos meteorológicos, as condições atmosféricas previstas para a quinta-feira (29) apontam para a possibilidade de neve em SC com maior probabilidade entre os Planaltos e o Meio-Oeste. A combinação de frio intenso, alta umidade e instabilidade cria um cenário propício para a ocorrência de precipitações invernais.

Neve em São Joaquim

Cidades como São Joaquim devem registrar episódios de neve na quinta-feira (29) – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Neve em SC pode surpreender cidades da Serra catarinense na quinta-feira com acumulados de até 5 cm

De acordo com projeções da Conexão GeoClima, a projeção climática indica que pode haver acúmulo superior a 5 centímetros. Municípios tradicionalmente conhecidos por episódios de frio, como Lages, Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici, estão sob alerta para o que pode ser a nevasca mais significativa dos últimos anos.

“Há chance de neve a qualquer hora do dia na quinta-feira (29), principalmente na Serra Gaúcha e na Serra catarinense”, alerta o meteorologista Piter Scheuer em previsão do tempo publicada nas suas redes sociais.

Durante a quinta-feira, o sol poderá surgir pontualmente em algumas localidades, mas o frio permanece rigoroso. No Alto Vale do Itajaí, por exemplo, os termômetros devem registrar valores ainda mais baixos.

A atual configuração do tempo — marcada pela presença de ar polar, instabilidade e alta umidade — oferece o conjunto ideal para a manifestação do fenômeno.

Termômetro vão registrar temperaturas negativas na Serra catarinense

Temperaturas vão fica negativas na Serra a partir de quarta-feira (28) – Foto: Wagner Urbano/ Reprodução/ ND

Confira a previsão detalhada das temperaturas e sensação térmica

Temperaturas mínimas previstas para quarta-feira (28):

  • Regiões serranas mais elevadas: abaixo de 0 °C;
  • Planaltos e Meio-Oeste: entre 1 °C e 5 °C;
  • Extremo Oeste: cerca de 5 °C;
  • Litoral e áreas próximas: em torno de 10 °C.

Temperaturas máximas previstas para quinta-feira (29):

  • Planalto Sul: próximo de 1 °C;
  • Oeste e Extremo Oeste: entre 4 °C e 8 °C;
  • Planaltos e Meio-Oeste: de 2 °C a 6 °C;
  • Litoral, Médio e Baixo Vale do Itajaí: de 8 °C a 14 °C;
  • Alto Vale do Itajaí: por volta de 8 °C.

A Defesa Civil também alerta que os ventos ganharão força principalmente na metade leste do estado durante esse período, intensificando a sensação de frio extremo, sobretudo nas regiões litorâneas e no Planalto Sul.

O clima gelado se estenderá até domingo, dia 1º de junho. Ao longo das madrugadas e manhãs, há previsão de formação de geada ampla em diversas áreas de Santa Catarina. Mesmo durante as tardes, as temperaturas máximas devem se manter abaixo dos 20 °C em praticamente todo o estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.