Baixada em Pauta #235: Grupo de apoio à adoção prepara famílias para receberem seus filhos


Durante o bate-papo, a presidente da iniciativa Izabel Santos e a psicóloga Elisa Yoshida comentaram sobre a adoção legal e a importância do preparo da família e da criança que será recebida no novo ambiente. Baixada em Pauta: Voluntárias do projeto Maternizar são as convidadas da semana
Duas voluntárias no projeto Maternizar, um grupo de apoio à adoção, estiveram no podcast Baixada em Pauta. Durante o bate-papo, a presidente da iniciativa Izabel Santos e a psicóloga Elisa Yoshida comentaram sobre a adoção legal e a importância do preparo da família e da criança.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O projeto atua no apoio, orientação e preparação de pretendentes à adoção, esclarecendo, divulgando e estimulando a adoção consciente, legal, segura e para sempre. Além disso, promove o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes.
Para as integrantes da iniciativa, o grupo de apoio não busca crianças para famílias, mas sim famílias para as crianças. Elas citaram a importância do preparo por parte dos que pretendem adotar.
“A partir do momento que nós decidimos partir para a adoção, nós precisamos ter disponibilidade para esses filhos que chegam, porque nós somos os adultos, então nós temos que estar disponíveis para isso”, explicaram.
O grupo realiza reuniões sobre o tema que, segundo as voluntárias, são essenciais para o esclarecimento de dúvidas. “Essas duas horas das nossas reuniões são duas horas muito prazerosas para quem realmente está disposto a entrar nesse mundo adotivo, de receber os seus filhos pelas vias da adoção, porque tem muita coisa a ser falada”, complementaram.
De acordo com as integrantes da iniciativa, uma das maiores lutas é a adoção legal, dentro da lei brasileira, já que muitos ainda pegam crianças para criar, porém não possuem documentos comprobatórios.
“Hoje ainda existem pessoas que têm essa ideia de que não precisa entrar com cadastro, entrar com seus documentos, passar por todas as etapas para que lá na frente você consiga formar uma família por via da adoção”, finalizaram.
Voluntárias do projeto Maternizar, grupo de apoio à adoção, são as convidadas da semana
Reprodução
O que são podcasts?
Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.