
Nas emblemáticas terras de Ribera del Duero, ao lado da consagrada Vega Sicília, uma nova parceria promete aproximar ainda mais o Brasil da excelência dos grandes vinhos espanhóis. A vinícola Bodega Réquiem Hispania, na Espanha, conhecida por sua produção artesanal, vinhas antigas e rótulos exclusivos, acaba de anunciar um importante passo: agora, metade de seu capital pertence a um grupo de investidores brasilienses.
A novidade marca uma nova fase para o projeto criado por Pablo Miranda, fundador e diretor comercial da vinícola. Pablo, que há mais de uma década traz rótulos de alta qualidade ao Brasil por meio da importadora Del Maipo, estreita ainda mais os laços com o país ao convidar empresários de Brasília a se tornarem sócios da bodega.
A porta de entrada para essa parceria foi justamente a Del Maipo, comandada por Cyro Torres Junior. Ao lado do sócio Bernardo Avelar, eles trouxeram para o projeto outros três nomes ligados à capital federal e apaixonados por vinhos: os empresários Fabiano Cunha Campos e Márcio Salomão, além do médico Luiz Leite. O quinteto agora detém metade da vinícola Réquiem Hispania.
De acordo com Lara Torres, esposa de Junior e nome à frente da Wine C, a ideia da vinícola surgiu da vontade da Del Maipo em ter uma vinícola da Espanha e pela parceria de muitos anos com Pablo Miranda. “A Del Maipo vai continuar sendo importadora exclusiva aqui, a nível Brasil, e vai ajudar nas vendas via exportação para outros países“, explica Lara.
De acordo com ela, a região Ribera del Duero é uma das melhores do mundo quando o assunto é produção de vinhos. “A Del Maipo e os sócios tinham uma vontade muito grande de ter uma vinícola e através da parceria com o Pablo Miranda, surgiu essa oportunidade e o interesse de ambas as partes“, comenta.
Tradição e terroir
Fundada em 2000, a vinícola é um tributo ao legado musical de Mozart — seu nome é inspirado no Réquiem, obra inacabada do compositor austríaco — e se baseia nos pilares de paixão, família e terroir. Instalada em Peñafiel, no coração da Denominação de Origem Ribera del Duero, a vinícola se destaca por produzir vinhos com uvas colhidas manualmente de vinhas com mais de 80 anos — apenas 9% das vinhas da região atingem essa idade.
O enólogo Emanuel Ivars Encinas, francês de origem espanhola, é o responsável pela assinatura enológica dos vinhos Réquiem. Com uma filosofia que busca a harmonia de cada rótulo, o trabalho de Encinas se equilibra entre tradição e inovação, com uso comedido de barricas novas e foco em vinhos que respeitam o caráter do terroir.

Foto: Divulgação
Entre os principais vinhos da casa está o Réquiem, vinho de guarda que repousa entre 16 e 18 meses em barrica, revelando elegância e profundidade. Para momentos mais descontraídos, o Re Minor é um tinto vibrante, com pegada jovem e rock and roll, maturado por até oito meses. A grande novidade no portfólio é o Dies Irae, um Tempranillo com 24 meses de barrica, que promete conquistar os paladares mais exigentes com sua complexidade e potência.
Os rótulos podem ser encontrados nos principais restaurantes e wine bars de Brasília, como Norton, A Mano, Aroma, Bloco C, Cozze, Don Leon, Marie Cuisine, Palomina Wine Bar, entre outros.
The post Vinícola espanhola ganha sócios brasilienses e estreita relação com Brasil first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.