
Cidade tem 467 mil habitantes. Município tem maior fábrica de chocolates da América Latina, praias, onda gigante, igreja mais antiga ainda em funcionamento do país e outras curiosidades. Vila Velha, Espírito Santo.
TV Gazeta
Fundada no dia 23 de maio de 1535, a segunda maior cidade do Espírito Santo em número de habitantes, com 467 mil moradores, completa 490 anos de idade nesta sexta-feira (23). Vila Velha faz parte da Região Metropolitana de Vitória e é a cidade que deu origem ao estado capixaba.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A cidade oferece várias opções para moradores, turistas e visitantes: são 32 km de praias, gastronomia à base de frutos do mar, atividades de ecoturismo e turismo náutico, de aventura e rural. O município também abriga pontos turísticos conhecidos do estado, como a Terceira Ponte, a segunda maior fábrica de chocolates da América Latina e o Convento da Penha.
Para celebrar a data, um final de semana recheado de programação cultural e gratuita, com atrações locais e nacionais, foi planejado. Mas, antes de curtir a festa, conheça 12 curiosidades da terceira cidade mais antiga do Brasil listadas pelo g1:
🍃 Canela-verde
Portugueses desembarcaram em Vila Velha em 1935, na Prainha. Espírito Santo.
TV Gazeta
Expressão utilizada para se referir aos moradores de Vila Velha. Duas histórias tentam explicar a origem do nome. Uma diz que, quando a comitiva de Vasco Coutinho chegou, os membros pisaram no mangue, ficando com as canelas verdes.
Já a outra conta que os índios não conheciam meias e, ao ver os “visitantes” de meias verdes, deram essa denominação aos portugueses.
📍 Cidade já foi capital do ES
Marco Zero da Colonização do Espírito Santo, fica na Prainha, em Vila Velha.
Marco Antonio Antolini/PMVV
Antes de Vitória ser a capital dos capixabas, Vila Velha foi sede do governo durante 14 anos. A cidade foi fundada em 1535 pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, sendo capital até 1549.
A capital foi transferida para Vitória depois que indígenas aproveitaram a visita de Vasco Fernandes Coutinho a Portugal e expulsaram os portugueses que ficaram na capitania.
Ao voltar para Vila Velha, o donatário descobriu que houve uma luta, engenhos e fazendas foram queimados, portugueses foram mortos. Os que ficaram se refugiaram do outro lado da baía, fundando a Vila Nova, atual Vitória.
✝️ Convento da Penha
Convento da Penha, em Vila Velha, Espírito Santo.
Convento da Penha
O Convento da Penha é um dos maiores símbolos históricos, culturais e religiosos do Espírito Santo, principal ponto turístico capixaba e recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano. Situado no alto de um penhasco de 154 metros de altura, oferece uma vista panorâmica da região e também da grandiosidade da Terceira Ponte.
Mesmo com os mais de 460 anos de idade, o espaço segue em plena atividade, com a realização de missas e aberto aos visitantes diariamente. O santuário é conhecido pelos capixabas como a “casa” de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado.
⛪ Igreja do Rosário
Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha, Espírito Santo.
Site da Paróquia Nossa Senhora do Rosário
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga do Espírito Santo, uma das mais antigas do Brasil, e uma das únicas em funcionamento eucarístico desde sua fundação. Foi construída em 1535 por Vasco Fernandes Coutinho, está localizada no Sítio Histórico da Prainha e é considerada um marco da colonização do Espírito Santo.
Em 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Todos os anos, no dia 7 de outubro, é comemorado o dia de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade de Vila Velha. Informações sobre visitação aqui.
🛹 Pista de Pump Track a beira-mar
Vila Velha tem a única pista de Pump Track a beira mar da América Latina.
PMVV
Vila Velha tem a única pista de Pump Track a beira-mar da América Latina. O espaço para os amantes de esportes como skate e BMX fica na Praia da Baleia, em Ponta da Fruta, e possui 280 metros lineares de pista e área de 2.260 m², com dois níveis, o intermediário e o iniciante.
Uma pump track é uma pista de asfalto ou de terra onde existem lombadas (ou “rollers”) que permitem que as bikes ganhem velocidade ao realizar o ato de bombear o corpo e a bicicleta. Oferece um circuito de embalo para bike MTB, bike BMX, skate, patins e patinetes.
🌊 Onda cobiçada por surfistas
Onda ‘Avalanche’, em Vila Velha. Espírito Santo.
Diego Silva
O litoral da cidade tem uma das maiores ondas do país, conhecida como “Avalanche”. Com uma altura estimada de seis metros, a região cobiçada por surfistas do Brasil e do mundo fica a 4 quilômetros das areias da Praia da Costa, em um ponto onde existe um afloramento de coral conhecido pelos nativos como Baixa dos Pacotes.
O nome foi dado devido à espuma branca que despenca com a crista da onda lembrar uma avalanche de neve.
Em 2019, foi registrada a maior onda surfada, medindo 34 pés, o que equivalente a cerca de 11 metros de altura. Com profundidade estimada de 6 metros, atualmente, a Avalanche é considerada a maior e mais perigosa onda do Brasil, segundo informações divulgadas pela Prefeitura.
💡 Farol Santa Luzia
Farol Santa Luzia, Vila Velha, Espírito Santo.
PMVV
Com peças que vieram da Escócia em 1870, o Farol Santa Luzia foi montado em 1871 pelo Barão de Cotegipe. A torre mede 12 metros de altura e uma base octogonal de 9m². Sua luz possui alcance de até 32 milhas marítimas que correspondem a 63 Km. Até os dias de hoje, orienta a entrada dos navios na Baía de Vitória e Vila Velha.
Regras para visitação aqui.
Farol Santa Luzia é opção para a temporada de férias, em Vila Velha
🎨 Museu Homero Massena
Museu Homero Massena fica na Prainha, em Vila Velha. Espírito Santo
Adessandro Reis
Local onde morou o artista de 1951 até 1974, que adotou Vila Velha como sua cidade. Natural de Barbacena, em Minas Gerais, produziu suas melhores pinturas nesse espaço que hoje recebe o seu nome.
O local que abriga o museu é uma das últimas construções arquitetônicas da primeira metade do século XX, construção típica de beira de praia, das décadas de 1940 e 1950. O local fica aberto para visitação de terça a domingo, das 8h30 às 17h30.
Com fachadas pintadas de branco e azul e com detalhes em pedra, o imóvel foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.
🌳 Morro do Moreno
Morro do Moreno, Vila Velha. Espírito Santo
Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
É uma Unidade de Conservação do grupo de Proteção Integral. Com acesso livre à população, se destaca pelas paisagens que proporciona dos seus 184 metros de altitude.
Do alto, o turista pode contemplar a extensa faixa de praias da cidade, o Convento da Penha, a Baía de Vitória, o Mestre Álvaro no município de Serra, e a Terceira Ponte, que liga a cidade de Vila Velha à Capital Vitória.
Um projeto da prefeitura promete o visual e a forma de visitação no local e prevê instalação para bondinho, letreiro estilo Hollywood, mirantes e cafeteria. A iniciativa não é unanimidade entre os moradores, e as obras devem ser concluídas em 2026.
Mirantes, bonde e letreiro tipo Hollywood no Morro do Moreno
🏝️ Ilhas pertinho da orla
Ilhas Itatiaia, em Vila Velha
Fernando Madeira / A Gazeta
Cerca de cinco ilhas no litoral da cidade podem ser visitadas. Pituã e Itatiaia são as queridinhas de moradores e turistas, com águas claras, beleza natural e sem construções. A primeira fica a menos de 300 metros da praia de Itapuã e permanece aberta durante todo o ano para a realização de passeios.
Já o arquipélago de Itatiaia, também localizado na Praia de Itapuã, distante 800 metros da praia, é formado por 7 ilhas que servem de berçário para algumas espécies de aves marinhas, principalmente andorinhas do mar e garças. Esta tem regras para visitação, devido ao período de reprodução das aves marinhas.
Algumas pessoas se aventuram a ir nadando até as ilhas, mas, é possível chegar de barco. Atualmente, oito equipes trabalham na curva de Itapuã com esse tipo de translado para Pituã e Itatiaia. Fique atenção às regras para visitação.
“Madalena, Madalena…”
Banda de Congo Tambor Jacaranema, de Vila Velha. Espírito Santo.
Secult
A Barra do Jucu é uma região conhecida pela cultura, especialmente por ser um dos principais pontos de manifestação do Congo Capixaba. Uma tradição musical e religiosa do Espírito Santo, muito forte em Vila Velha.
De acordo com o historiador Marcus Vinicius Sant’Ana, a tradição do congo na Barra do Jucu “se institucionaliza como uma tradição forte por ser uma comunidade afastada e que criou culturas próprias, principalmente se desenvolvendo através da cultura pesqueira”.
‘Madalena do Jucu’ é uma congada que o cantor Martinho da Vila conheceu em Vila Velha. Foi transformada em samba e virou um dos grandes sucessos do ano de 1989.
Outro destaque que levou o congo para o mundo inteiro conhecer aconteceu em 2004. O grupo Casaca, que surgiu na Barra do Jucu e mistura reagge e congo em uma história de mais de 30 anos, viu a música “Da Da Da” chegar em Marte.
Na ocasião, o físico capixaba, Paulo Antônio de Souza Júnior, trabalhava na NASA r incluiu a música em um sistema de comunicação para acordar o robô Spirit, enviado ao planeta vermelho para procurar vestígios de água.
Gostou? Confira o que fazer na cidade.
Maior fábrica de chocolates
Fábrica da Garoto em Vila Velha
Divulgação/Garoto
Vila Velha também é conhecida por abrigar a maior fábrica de chocolates da América Latina e uma das dez maiores do mundo. É a Garoto, que fica na região da Glória. A unidade recebe visitantes de todo o país, e até do exterior. Os produtos também são enviados para vários países. A empresa conta hoje com um portfólio de aproximadamente 70 produtos.
Raio-X canela-verde
Vista aérea de Vila Velha, no Espírito Santo.
PMVV
Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2022, a população da cidade é de 467.722 habitantes, sendo 242.147 mulheres e 225.575 homens.
195.811 pessoas se declaram brancas, 50.790 pretas; 652 amarelas, 219.601 pardas e 860 indígenas;
376.390 são alfabetizadas;
99,35% têm coleta de lixo;
83,88% são abastecidos pela rede geral de água;
90,59% estão conectados à rede de esgoto;
97,6% contam com iluminação pública.
Além disso, segundo a Prefeitura, Vila Velha é a cidade capixaba com maior número de empresas em funcionamento (75.278 empresas) e a que possui o maior número de Microempreendedores Individuais formalizados (60 mil). Inclusive, garantiu o Selo Diamante no programa “Cidade Empreendedora”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Voltando o olhar para o turismo, a cidade é o “Destino Turístico” mais procurado no Espírito Santo pelo aplicativo Airbnb”.
Aniversário de 490 anos
Diogo Nogueira, Thaeme e Thiago e Psirico estão na programação do aniversário de 490 anos de Vila Velha, no Espírito Santo.
Reprodução
Para celebrar o aniversário, a partir de quinta-feira (22), uma programação cultural gratuita começa no Parque da Prainha e se estende até domingo (25). O evento reúne feira de empreendedores locais, praça de alimentação e apresentações artísticas que incluem nomes nacionais e atrações da cena capixaba. Veja abaixo:
Quinta-feira (22)
15h – Cerimônia do Fogo Simbólico do Palácio Anchieta, em Vitória
15h30 – Saída do fogo Simbólico
17h – Solenidade para chegada do Fogo simbólico na Prainha, na Praça Otávio Araújo, em frente à Igreja do Rosário
Sexta-feira (23)
6h40 – Saída do fogo simbólico da Praça Otavio Araújo, Prainha, a caminho da Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha
7h – Cerimônia de abertura do desfile cívico-militar, na avenida Jerônimo Monteiro, em frente à Praça Duque de Caxias
7h30 – Início do desfile cívico-militar
Palco Vila Gastronômica – Prainha
16h – DJ Babaloo
16h30 – Regional da Nair
20h30 – Samba Crioulo
0h – DJ Babaloo
Tenda Delírio – Prainha
18h as 0h30 – Festa 2000eTal (DJs)
Palco Vila Velha – Prainha
19h – Pele Morena
22h30 – Diogo Nogueira
Sábado (24)
Palco Vila Gastronômica – Prainha
14h – DJ Karolla
15h – Trio Clandestino
17h – DJ Karolla
17h30 – Serestão do Zé
19h – DJ Karolla
21h – Rickson Maioli
0h – DJ Karolla
Tenda Delírio – Prainha
16h – Festa Pike V.V
Palco Vila Velha – Prainha
19h30 – Luiza Andrade
22h30 – Thaeme e Thiago
Domingo (25)
Palco Vila Gastronômica – Prainha
12h – DJ Relima
13h – Balança Penha
14h30 – Maycon Sarmento
17h30 – Andrea Nery
20h30 – DJ Relima
Tenda Delírio – Prainha
16h – Prainha Vive – Edição DJs de Forró
Palco Vila Velha – Prainha
16h – Samba Soul
19h – Psirico
*Com informações da Prefeitura de Vila Velha e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo