RG para cães e gatos: tutores poderão emitir carteira de identificação de animais nesta sexta (23) em Teresina


As identidades possuem QR Code, pelo qual, em caso de perda dos animais, será possível acessar os dados dos tutores. Tutores de cães e gatos poderão emitir gratuitamente a Carteira de Identidade para Pets, nesta sexta-feira (23), a partir das 9h, no Espaço da Cidadania Digital, no Centro de Teresina. A ação ocorrerá por meio do Sistema Nacional de Cadastro de Animais Domésticos, o Sinpatinhas, do Governo Federal.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A iniciativa tem como objetivo ampliar o cadastramento de animais domésticos em todo o estado, além de fornecer suporte aos tutores que têm dificuldade em acessar o sistema sozinhos, a partir das Unidades de Serviços Digitais do Instituto de Cidadania Digital.
Inicialmente, as Unidades de Serviços Digitais estarão disponíveis apenas em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Bom Jesus, Floriano e São Raimundo Nonato.
O que é o Sinpatinhas?
O Sistema Nacional de Cadastro de Animais Doméstico foi desenvolvido para o registro de cães e gatos. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança no Clima, o banco de dados unificado foi idealizado para que haja uma estimativa da quantidade de animais que existem em uma região e, assim, sejam criadas políticas de cuidado e proteção.
Atualmente, o Brasil tem aproximadamente 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos, com cerca de 35% deles vivendo nas ruas ou abrigos.
O cadastro é voluntário para a maioria das pessoas e também pode ser feito através do site Sinpatinhas, onde o tutor deve informar os dados pessoais e, logo em seguida, os do seu animal de estimação. O registro é único e ao final do processo, o bichinho estará vinculado à conta gov.br.
➡️ A obrigatoriedade só existe para quem usa recursos do Governo Federal, inclusive emendas parlamentares, para castração e microchipagem, como ONGs e prefeituras. Nesses casos é necessário registrar para comprovar o serviço feito.
A identidade do animal inclui um QR Code que deve ser fixado na coleira dele. Em caso de perda, qualquer pessoa poderá escanear o código, acessar as informações e colaborar com o reencontro do bichinho com o tutor.
Tutores piauienses poderão emitir a carteira de identificação dos seus animais de estimação nesta sexta-feira (22)
Divulgação/Governo do Piauí
*Estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.