

Ministro Geraldo Alckmin comentou o tarifaço de Trump e di que há diálogo – Foto: Cadu Gomes/VPR/ND
O vice-presidente e ministro Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin minimizou os problemas do Brasil com o tarifaço de Trump e afirmou na tarde desta quarta-feira (22) que há diálogo com os Estados Unidos para debater o tema.
“O Brasil não é problema para os Estados Unidos, porque eles não têm déficit conosco. Tem com o mundo inteiro, com o Brasil não, [eles] tem superavit na balança de serviços e de bens”, declarou o ex-governador sobre o tarifaço de Trump durante lançamento dos cursos de Medicina e Biomedicina da Faculdade Sírio-Libanês, em São Paulo.

Geraldo Alckmin discursa em evento de abertura de curso de medicina em SP – Foto: Adriano Assis/ND
Alckmin participou do evento com outros ministros do governo, autoridades da instituição, o secretário de Estado da Saúde de SP, Eleuses Paiva, e o presidente Lula, que saiu sem discursar. O vice-presidente também falou das medidas que estão sendo adotados para impulsionar a indústria brasileira. Uma delas, o programa Acredita Exportação.
Tarifaço de Trump
O ministro da Indústria afirmou que o governo brasileiro defende o multilateralismo e o livre comércio, e voltou a falar que as medidas adotadas pelo governo americano, o tarifaço de Trump, não são positivas para a economia mundial.
“Comércio exterior é importante para as nações, promove desenvolvimento, gera emprego, estimula competitividade, ganha a sociedade, mas precisa ter regras”, defendeu Alckmin, que citou os princípios da Organização Mundial do Comércio (OMC) ao falar sobre o tarifaço de Trump.

Governo federal, de Lula e Alckmin, mantém conversas com gestão Trump sobre tarifas – Foto: Cadu Gomes/VPR/ND
Trump tarifou em 10% todas as exportações de produtos brasileiros para os Estados Unidos. O país ainda é atinge pela tarifa de 25% sobre todas as importações americanas de aço e alumínio. As empresas nacionais estão entre as principais fornecedoras do setor.
Alckmin defendeu os esforços do governo em negociar o tarifaço de Trump e se mostrou positivo em conseguir fechar acordo. “Há um diálogo, tá aberto um canal de negócio e está havendo nesse momento um diálogo, buscando aí aproximações sucessivas”, finalizou.