
A capital de Santa Catarina é a cidade que concentra mais espaços de memória, em torno de 30. Os museus em Florianópolis são destinados a diferentes temáticas e contam com distintos recursos tecnológicos disponíveis para educar e encantar visitantes.
Dos espaços destinados à preservação de artefatos e descobertas relacionadas aos povos originários, passaremos por aqueles que resguardam a história mais recente até chegarmos aos espaços de memória destinados às artes. Conduziremos você a uma verdadeira viagem pelos museus em Florianópolis. Acompanhe!
1. Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC é um dos museus em Florianópolis que guarda a memória de povos do sambaqui e de comunidades tradicionais da ilha – Foto: MArquE/Divulgação
Este museu fica dentro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e se dedica a resguardar um acervo arqueológico e etnológico dos povos indígenas que habitaram o território catarinense, além das comunidades tradicionais do litoral do Estado.
Assim, você pode observar, em um mesmo espaço, a história sendo representada por diferentes artefatos de ocupações humanas. Há ossos humanos de povos milenares, como também artigos de diferentes povos indígenas de Santa Catarina, além de cestarias, cerâmicas e rendas de bilro tradicionais.
Fora isso, ainda há uma coleção de cultura popular formada por peças de Franklin Cascaes, pesquisador do folclore da ilha e multiartista.
Endereço: Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/nº – Trindade. O museu fica próximo ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e ao Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI).
Horário: terça a sexta-feira, das 7h às 19h, com entrada até 18h30.
Ingresso: gratuito.
2. Museu Arqueológico Ao Ar Livre

Inscrições rupestres milenares em pedras formam parte do acervo do museu a céu aberto – Foto: Allyson Correia/TripAdvisor
Localizado no morro da Praia do Santinho, no Norte de Florianópolis, esse é, dos museus em Florianópolis, o que teve mais avaliações na plataforma TripAdvisor.
A céu aberto, o museu é formado por oficinas líticas e grandes rochas onde estão gravadas inscrições rupestres milenares, expressões consideradas como a primeira forma de comunicação da humanidade.
Mais adiante, na chamada Praça do Conhecimento, há placas explicativas sobre as inscrições e a população responsável por elas, os chamados povos do sambaqui.
O caminho até lá passa em frente ao resort Costão do Santinho e segue por uma trilha aberta e uma passarela de madeira.
Endereço: canto sul (à direita) da Praia do Santinho.
3. Museu do Homem do Sambaqui

Esqueleto preservado no Museu do Homem do Sambaqui, em Florianópolis – Foto: Carlos Damião
Abrigado dentro do Colégio Catarinense, esse é outro dos museus em Florianópolis que proporciona uma viagem a tempos muito distantes, naqueles que os povos do sambaqui viviam pela atual capital de Santa Catarina.
O acervo é formado, em boa parte, por artefatos encontrados em escavações feitas pelo padre e pesquisador João Alfredo Rohr. As peças estão organizadas em coleções de arqueologia, de animais empalhados, além de moedas antigas, vestes litúrgicas, entre outras.
Endereço: Rua Esteves Júnior, 711 – Centro.
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Ingresso: gratuito.
4. Museu Histórico de Santa Catarina

Museu Histórico de Santa Catarina é um dos mais importantes museus de Florianópolis – Foto: Leo Munhoz/ND
Um dos mais importantes museus em Florianópolis, o Histórico de Santa Catarina tem como casa o Palácio Cruz e Sousa, o icônico palacete rosado que ocupa três quadras do Centro da cidade e já foi sede do Governo do Estado.
Ali, ele guarda mobiliários, pinturas históricas, fotografias, documentos e um acervo arqueológico que ajudam a contar a história de SC e também do prédio. Além desses, o museu também recebe exposições de curta duração sobre diferentes temas e personalidades.
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 – Centro.
Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 17h30 e sábados, das 10h às 13h30.
Ingresso: gratuito.
5. Museu de Florianópolis

Sala Vozes da Cidade, com depoimento de moradores sobre Florianópolis – Foto: Museu de Florianópolis/Sesc SC/Divulgação
Assim como outros museus em Florianópolis, este também resguarda a história e a memória da ocupação da ilha desde os povos originários, passando pelos bandeirantes e pela imigração açoriana. Mas ele não para por aí.
O espaço, administrado pelo Sesc Santa Catarina, também aborda temas atualíssimos como empoderamento feminino, especulação imobiliária, ecossistemas, entre outros.
Aborda a relação de Floripa com o mar, expõe nas paredes as expressões inusitadas do vocabulário ilhéu e oferece aos visitantes informações sobre cultura, festas populares, símbolos da ilha, entre outras, por meio de painéis interativos. Seu ponto forte é a tecnologia e a interatividade, que o fazem um museu moderno e imersivo.
Endereço: Praça XV de Novembro, 214 – Centro.
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, finais de semana e feriados, das 10h às 16h. Fechado as terças-feiras.
Ingresso: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia entrada).
6. Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)

Salas expositivas do MASC, um dos museus em Florianópolis dedicado às artes – Foto: ASCOM/FCC
Um dos museus em Florianópolis destinados à arte, o MASC possui em seu acervo obras de artistas catarinenses como Eli Heil, Luiz Henrique Schwanke e Juarez Machado, entre muitos outros, como também uma coleção nacional com produções de nomes como Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Iberê Camargo.
Com frequência, também há exposições de curta duração a serem visitadas e apreciadas no espaço.
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica (Centro Integrado de Cultura).
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 21h. O horário limite para entrar no espaço é às 20h.
Ingresso: gratuito.
7. Museu da Imagem e do Som (MIS)

Sala expositiva do Museu da Imagem e do Som, em Floripa – Foto: Warley Alvarenga / ASCOM FCC
No mesmo centro onde fica o Masc também está o MIS, o museu onde você pode conhecer de perto, ou relembrar, parte da história do audiovisual e musical de Santa Catarina e do Brasil.
Na coleção de filmes, o acervo conta com produções televisivas e também de cinema. Na coleção de som, há discos de vinil, CDS, fitas cassetes, além de capas e encartes de obras catarinenses e nacionais.
O museu ainda dispõe de uma coleção de fotos históricas e equipamentos como câmeras fotográficas, filmadoras, os antigos toca-discos, os antiquíssimos gramofones, entre outras. O MIS também recebe exposições temporárias e exibições gratuitas de filmes.
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica (Centro Integrado de Cultura).
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 21h. O horário limite para entrar no espaço é às 20h.
Ingresso: gratuito.
8. Museu Victor Meirelles

Exposição de longa duração “Victor Meirelles: De Aprendiz a Professor” – Foto: Cláudia Klock/MVM/Divulgação
Instalado na casa onde o artista nasceu, no Centro de Florianópolis, ali você poderá conhecer ao menos parte das obras de um dos mais importantes representantes da pintura histórica do Brasil do século 20.
O museu também dispõe de audioguias, em diferentes idiomas, e aparelhos adaptados para Libras com informações da vida e da obra de Victor Meirelles. Fora a coleção do pintor, o espaço também recebe exposições temporárias de artistas contemporâneos.
Endereço: Rua Victor Meirelles, 59 – Centro.
Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 15h.
Ingresso: gratuito.