

Natureza e economia reunidas em uma só ideia – Foto: Pinterest/Reprodução/ND
Ter uma piscina bonita, saudável e sustentável em casa pode ser mais fácil e barato do que parece. A tendência das piscinas naturais chegou para unir bem-estar, estética e economia.
Com planejamento e alguns materiais simples, é possível construir uma piscina natural no quintal gastando pouco e em poucos dias, criando um ambiente refrescante e totalmente integrado à natureza.
Como fazer uma piscina natural no quintal gastando pouco
As piscinas naturais utilizam sistemas de filtragem com plantas e pedras, sem a necessidade de cloro ou produtos químicos. O visual é orgânico, com formatos livres, trazendo um estilo ideal para quem busca um refúgio relaxante e tranquilo dentro de casa.
Para montar uma piscina natural no quintal, escolha um local plano e com sombra. Isso ajuda a reduzir a proliferação de algas, já que a luz solar direta estimula o crescimento desses organismos. Evite áreas com raízes ou obstáculos que dificultam a escavação.
Estrutura simples e funcional
A área principal da piscina deve ter entre 45 a 50 m² e até dois metros de profundidade. Um segundo buraco, ao lado, com cerca de 30% a 50% do tamanho da piscina, será a zona das plantas, responsável por filtrar a água.
Use uma pequena bomba para mover a água até a zona das plantas e instale um aerador para garantir a oxigenação. Revestimentos sintéticos ou bentonita podem ser usados para impermeabilizar o solo. Seixos e cascalhos são adicionados na área das plantas para ajudar na filtragem.

Um projeto simples que transforma o seu quintal – Foto: Pinterest/Reprodução/ND
Após a instalação, encha a piscina com água limpa e deixe descansar por uma semana. Depois disso, é só aproveitar sua piscina natural, perfeita para relaxar em contato com a natureza – tudo isso gastando pouco.