

Ponte Joinville avança 320 metros e alcança o Rio Cachoeira – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND
As obras da Ponte Joinville avançaram 320 metros e chegaram ao rio Cachoeira, no bairro Boa Vista. Segundo a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura Urbana), o cantitravel — estrutura usada na implantação de estacas — já está posicionado para iniciar a base que sustentará a grua (guindaste).
Nas próximas semanas, deve ser instalada a estrutura dos apoios náuticos, responsável por sustentar as balsas que transportarão materiais às gruas.
A construção da Ponte Joinville beneficiará diretamente cerca de 448 mil moradores dessas regiões, melhorando a mobilidade e diminuindo o tempo de deslocamento entre as regiões Leste e Sul, o que terá um impacto positivo para os usuários dos quatro terminais urbanos de transporte coletivo.
“Os dois lados da obra (Boa Vista e Adhemar Garcia) contarão com uma grua, que tem função de dar apoio à estrutura em construção, durante a instalação das travessas, dos pilares, das pré-lajes e do balanço sucessivo, que é o principal momento da obra depois de finalizar a fundação”, explicou Paulo Mendes Castro, diretor-executivo da Seinfra.
No bairro Boa Vista, após fixar as estacas para a base da grua, o cantitravel será deslocado para remover as estacas provisórias e, depois, instalar as definitivas no pilar do eixo 9, iniciando a construção do bloco. Esse processo será repetido em cada eixo até a cabeceira da ponte.
“No lado do Adhemar Garcia, também estamos avançando. As estacas da linha de pilar 14 já estão prontas e agora seguimos em direção ao rio Cachoeira, para começar os balanços sucessivos, que são o vão central da ponte”, detalhou Paulo Mendes Castro.
O uso do cantitravel facilita a implantação das estacas e ajuda a preservar a vegetação às margens do rio Cachoeira, já que a estrutura avança sobre a mata.
“O impacto no ecossistema local foi mínimo, graças ao cantitravel”, destacou o diretor da Seinfra.
Cada margem conta com um cantitravel, equipamento que pesa 350 toneladas e mede 12 por 15 metros. A plataforma abriga um guindaste de 160 toneladas, além de gerador, compressores, martelos de cravação, escritório em container, banheiros químicos, iluminação e máquina de solda.
Sobre a Ponte Joinville
A futura Ponte Joinville terá uma extensão aproximada de 980 metros e uma largura de 26 metros. Ela conectará as regiões Sul e Leste de Joinville, ligando a avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, ao sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja, sobre o Rio Cachoeira.
A ponte contará com duas pistas em cada sentido, além de áreas para acostamento, ciclovia e calçada para pedestres. Estima-se que cerca de 65 mil pessoas utilizarão a ponte diariamente após a conclusão da obra.