Você sabe como o médico nutrólogo pode te ajudar na esteatose hepática?


Dr. Júlio Palazzo
Dr. Júlio Palazzo/Divulgação
A esteatose hepática, conhecida como gordura no fígado, é uma condição cada vez mais comum, especialmente associada à obesidade, resistência à insulina, diabetes tipo 2, sedentarismo e consumo excessivo de álcool. Se não tratada, pode evoluir para quadros mais graves, como esteato-hepatite, fibrose e até cirrose hepática.
O tratamento da esteatose envolve mudanças no estilo de vida, incluindo alimentação balanceada, prática regular de atividade física, controle do peso corporal e, em alguns casos, uso de medicamento, como o aminoácido Metionina, que tem uma ação direta na desintoxicação hepática e no metabolismo lipídico, porém a sua ingestão em excesso pode levar a um aumento da Homocisteina, e esta é um fator de risco para doenças cardiovasculares.
Outras substâncias como a Silimarina, também tem efeito hepatoprotetor , assim como a colina que ajuda metabolismo dos triglicerídeos. Nesse contexto, o médico nutrólogo tem papel fundamental ao identificar causas nutricionais e metabólicas, propor intervenções personalizadas e acompanhar a evolução do quadro, garantindo um plano seguro e eficaz de recuperação hepática.
O acompanhamento adequado é essencial para evitar complicações e restaurar a saúde do fígado. Fica a dica!
Responsável Técnico: Dr. Júlio Palazzo – CRM SP 83.054
Adicionar aos favoritos o Link permanente.