Sorocaba lança programa de segurança pública com uso de reconhecimento facial; iniciativa é a primeira fora da capital


Smart Sampa Sorocaba já ajudou na prisão de 14 pessoas no período de teste. Na capital, ele começou a operar em julho de 2024. Sorocaba (SP) lança programa de segurança pública reconhecimento facial
Reprodução/TV TEM
A prefeitura de Sorocaba (SP) lançou, nesta quarta-feira (21), um programa de segurança pública que usa o reconhecimento facial por meio de câmeras de monitoramento. O “Smart Sampa Sorocaba” é o primeiro programa implantado no interior do estado. Na capital, ele começou a operar em julho de 2024.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O recurso tem como objetivo agir de forma preventiva na segurança pública. O programa funciona de modo integrado ao Centro de Operações Especiais e Inteligência (COEI) e à Secretaria de Mobilidade (Semob), realizando, por meio de câmeras conectadas ao sistema, o reconhecimento facial de pessoas com antecedentes criminais.
“A ideia é espalhar para toda a cidade e, além de dar segurança, trazer a sensação de segurança para a população”, diz o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). Conforme o prefeito, junto a outras medidas tomadas pela prefeitura, o investimento total é de R$ 20 milhões.
O Centro de Operações, de acordo com o prefeito de Sorocaba, trabalhará de forma integrada com os outros órgãos de segurança pública, como as polícias Civil e Militar, além da Guarda Civil Municipal.
O investimento específico para o sistema é de R$ 3,5 milhões por meio de medidas mitigadoras com a empresa Splice. Isto significa que, como contrapartida ou processo de compensação em seus empreendimentos, a empresa bancou o sistema para a prefeitura.
“O novo sistema é um baita complemento da Muralha Paulista [programa de segurança do estado]. E o mais importante é a rapidez com o policial da ponta. O agente de campo vai poder ter, quase que de forma online, a informação se o indivíduo é procurado ou não, para fazer a prisão de uma forma legal, de uma forma cidadã”, afirma o delegado Acácio Aparecido Leite, que representou a Polícia Civil no evento de lançamento.
Sorocaba (SP) lança programa de segurança pública reconhecimento facial
Marcel Scinocca/g1
Como funciona
As câmeras fazem a leitura dos rostos durante e monitoramento e compara com os rostos de foragidos cadastrados no banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Caso algum foragido seja identificado, o sistema recebe um alerta e agentes de segurança são direcionados para atender a ocorrência.
14 prisões
Ainda de acordo com o prefeito de Sorocaba, 14 pessoas já foram presas durante 12 dias em que o programa estava em teste. Estes testes foram feitos em vários pontos da cidade, mas com foco na região central da cidade.
Confira outras notícias do g1
g1 em 1 minuto: suspeito de matar jovem era amigo da vítima
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.