
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta quarta-feira (21) as atualizações sobre os países que suspenderam temporariamente as exportações das carnes de aves vindas do Brasil. A pasta do governo federal disse que a nota oficial publicada está alinhada ao compromisso com a transparência.
Devido ao foco de gripe aviária confirmado em produtoras do município de Montenegro (RS) e em um zoológico da região, diversos países que têm parceria de compra de frango do Brasil aplicaram restrições temporárias sobre a exportação da carne.
Países com compras de frango suspensas

Nesta quarta (21), as suspensões estão distribuídas em suspensão total do país, suspensão para o estado do Rio Grande do Sul e suspensão para o município de Montenegro. Confira:
Suspensão total do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia.
Suspensão para o Rio Grande do Sul: Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
Suspensão para o município de Montenegro (RS): Japão e Arábia Saudita.
O Mapa afirma que permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso.
“As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível.”
Foco de gripe aviária
Até o momento, o Brasil investiga ainda sete casos suspeitos de gripe aviária. Ao menos três deles já foram descartados, em atualizações antecipadas pelo próprio Ministério da Agricultura, em suspeitas no Mato Grosso, Sergipe e Ceará. Seguem em análise laboratorial suspeitas no Tocantins, em Santa Catarina e uma outra do Rio Grande do Sul.
Os dois únicos focos confirmados estão em uma granja comercial de Montenegro e em um zoológico de Sapucaia do Sul, ambos municípios gaúchos localizados na região metropolitana de Porto Alegre.
Sete barreiras sanitárias já foram instaladas pelo governo do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, com funcionamento 24 horas. Os trabalhos de desinfecção foram iniciados na segunda-feira (19). Ao todo, 540 propriedades rurais foram vistoriadas no estado gaúcho.
Baixo impacto no preço do frango
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o foco da gripe aviária no Sul não vai impactar significativamente o preço da carne de frango, apesar das exportações terem sido suspensas para 17 países.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Só em 2024, o país comercializou 5,2 milhões de toneladas do alimento, em diversos formatos, para 151 países. A receita gerada foi de US$ 9,9 bilhões (R$ 56 bi), segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).