
A Polícia Federal está investigando um grupo de influenciadores digitais que acessou ilegalmente a pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.
As imagens da invasão circularam nas redes sociais nesta terça-feira (21), mas ainda não há confirmação sobre quando o caso aconteceu nem a identidade dos envolvidos.
Nos vídeos, os jovens aparecem pulando um alambrado para entrar na área restrita do terminal. Durante a gravação, um deles afirma que o grupo pretende “assistir a uma decolagem bem na pista do avião”. Outro complementa: “Acho que dá merda com o bagulho da turbina”.
Veja vídeo
Two influencers, one identified as Thiago Jatobá, illegally entered a restricted area of #RiodeJaneiro’s Galeão Int’l Airport to film plane takeoffs and landings up close.
🎥 ©️ @aero_in#Brazil #Rio #influencers #aviation #avgeek #avgeeks #flights #Galeao #GIG pic.twitter.com/uYAUNCdBsD
— FlightMode (@FlightModeblog) May 21, 2025
A ação gerou preocupação por parte das autoridades, já que a presença de civis em uma zona de segurança como a pista de um aeroporto internacional configura grave ameaça à segurança da aviação.
Em nota enviada ao Portal iG, a concessionária RIOgaleão confirmou o episódio e informou que está colaborando com a Polícia Federal nas investigações. A empresa declarou ainda que “casos de invasão de pista são violações graves, que podem configurar diversos crimes e infrações, incluindo atentado contra a segurança da aviação”.
A concessionária, no entanto, não detalhou se houve impacto na operação do aeroporto durante a invasão nem quais medidas serão adotadas para reforçar a segurança no local.