
Projeto oferece aulas gratuitas às segundas e terças-feiras, até o dia 6 de junho, no município. Oficinas gratuitas de estamparia em Cerquilho (SP)
Arquivo pessoal
Pinturas, tecidos, bordados, costuras… são tantas possibilidades no artesanato que, ao invés de “colocar a mão na massa”, artesãs de Cerquilho (SP), preferem colocar “a mão nas tintas”, por meio de oficinas gratuitas de estamparia oferecidas no município.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Cristiane Vilaça Teixeira, moradora de Cerquilho, é uma das alunas da oficina. Ela começou o curso por curiosidade e por vontade de trabalhar com tintas em algum momento. “Fazer o estêncil, ver surgir a figura a partir dali é muito bacana. A oficina ela pode auxiliar nas minhas futuras produções”.
“Eu estou me reinventando, trabalhando com bordado, com costura, costura criativa e o estêncil ele vem para complementar essas outras coisas que eu tenho feito”.
Cristiane Vilaça Teixeira, moradora de Cerquilho (SP), é uma das alunas da oficina de estamparia
Arquivo pessoal
Criar peças únicas
O uso da técnica de estêncil proporciona a produção de desenho e padrões, utilizando moldes vazados, feitos de papel, plástico, acetato ou metal, para a aplicação das estampas nos tecidos. Por este formato, é possível replicar o mesmo design diversas vezes.
“O estêncil tem uma série de possibilidades, principalmente questão de fazer bolsas, eco bags e necessários, coisas da costura criativa. Muito legal criar padrões únicos, criar coisas únicas”, continua Cristiane Vilaça.
Criação de estampas únicas a partir da técnica de estêncil
Arquivo pessoal
Eduardo Fujise é um dos professores na oficina, ele conta que a técnica é simples e fácil de ser aprendida. “Mesmo pessoas que não têm contato com essa técnica, de que é possível fazer peças e estampas bem complexas e muito bonitas, mesmo tendo pouco tempo de prática”.
“Ela trabalha de maneira manual todos os processos, desde o desenho, da elaboração do desenho que vai ser estampado, até o corte da máscara, ou molde vazado feito com estilete, então a gente precisa ter bastante calma”, afirma o professor.
Geração de renda
A partir da nova técnica aprendida, as 19 alunas do curso terão a possibilidade de aumentar a renda, futuramente. “Trabalho como ajudante geral, porém, não tinha visto estêncil e estamparia. O que incentivou a fazer o curso foi que é possível ter um bom retorno de renda”, afirma Franciele Alves.
“Isso pode me ajudar psicologicamente, pois estava muito depressiva e me ajudou a me conectar com a arte, me faz lembrar do meu pai, que era um grande ‘faz tudo’. Ele me ajudava nos trabalhos escolares”, continua.
Enquanto Odete de Fátima já é costureira e artesã e decidiu fazer o curso para ganhar ainda mais conhecimento no estêncil. “Para mim, é uma terapia, amo trabalhos manuais, crochê, pinturas, bordados, tapeçaria em geral e reciclagem”.
Odete de Fátima já é costureira e artesã e decidiu fazer o curso para ganhar ainda mais conhecimento no estêncil
Arquivo pessoal
O gosto pelo artesanato surgiu a partir de contato entre as gerações da família de Odete. “Minha mãe bordava à máquina e, com minha avó, aprendi crochê. Gosto de todos os tipos e sempre que aparece alguma coisa que ainda não sei, dou um jeitinho de aprender”.
Benefícios por meio do artesanato
Professor Eduardo reforça que os trabalhos manuais ajudam na criatividade e concentração. “A gente vai construindo tudo bem aos pouquinhos e, depois, ver essa peça pronta, próximo daquilo que a gente imaginou, ou parecido, ou igual, é muito satisfatório”.
“Eu acredito que a nossa oficina pode trazer benefícios para as pessoas, para as mulheres que estão participando de diversas formas, para além de ser um trabalho manual, que tem um quê meio terapêutico, isso faz com que a gente esqueça questões que estão fora da nossa oficina”, finaliza.
O projeto viabilizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP, por meio do PROAC/ICMS, com apoio da Secretaria do Trabalho, começou em Cerquilho no dia 28 de abril e continua, com aulas nas segundas e terças-feiras, das 14h às 17h.
A oficina é destinada em especial ao público feminino, a partir de 16 anos, moradoras interessadas em participar podem ir até a Secretaria do Trabalho, na Rua Duque de Caxias, 100, Jardim Esplanada, Cerquilho, durante o prazo do curso, e saber mais informações.
Confira os destaques do g1:
g1 em 1 minuto: gato de academia dá ‘voadora’ em cachorro para salvar gata de ataque
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM