1º caso de gripe aviária em granja comercial é confirmado no Sul do Brasil

1º caso de gripe aviária em granja comercial é confirmado, foto mostra granja cheia de galinhas brancas

1º caso de gripe aviária confirmado em granja comercial do Brasil – Foto: Arquivo/ Agência Brasil

O primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial foi confirmado no Rio Grande do Sul, informou o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) nesta sexta-feira (16). O foco foi identificado em uma granja do município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Até então, o Brasil registrou foco de IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade) apenas em aves silvestres. A circulação do vírus ocorre desde 2006, especialmente na Ásia, África e no Norte da Europa.

A Secretaria de Agricultura do RS foi até a granja para apurar a suspeita de gripe aviária na segunda-feira (12). Amostras foram coletadas e levadas para um laboratório em Campinas, São Paulo, onde o caso foi confirmado.

Após o diagnóstico, a granja foi isolada e as aves restantes eliminadas. Segundo a secretaria, uma investigação em um raio de 10km do foco em Montenegro será feita.

Gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne e ovos

No comunicado, o Mapa ressaltou que a doença não é transmitida para humanos por meio do consumo da carne de aves e nem de ovos.

“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo.”

Ainda segundo o ministério, o risco de um humano ser infectado pela influenza aviária é baixo e, quando ocorre, afeta tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).

Medidas previstas no plano nacional de contingência começaram a ser tomadas pelas autoridades para conter a doença, garantir a segurança alimentar e evitar qualquer impacto na produção.

Após o diagnóstico na granja do RS, o governo federal informou aos órgãos internacionais e parceiros comerciais do país sobre a ocorrência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.