VÍDEO: Paratleta cadeirante denuncia motorista de aplicativo que arrancou com carro antes do embarque, em MG: ‘Agiu com preconceito’


Kenned Batista pediu o carro para ir ao treino, mas foi surpreendido com a atitude do motorista; o paratleta registrou a ocorrência e denunciou o caso ao Ministério Público. Paratleta de MG denuncia motorista de aplicativo que teria arrancado com o carro ao perceb
O atleta paraolímpico Kenned Batista Justino, de 42 anos, denunciou ao Ministério Público de Minas Gerais ter sido deixado para trás por um motorista de aplicativo que teria acelerado o veículo ao perceber que o passageiro era cadeirante. A situação aconteceu na segunda-feira (12), no bairro Santa Rosa, em Uberlândia.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
O momento foi registrado por uma câmera de segurança. Era por volta das 9h30, quando um carro branco parou em frente ao endereço. Kenned saiu pelo portão de casa. Ele se aproximou da porta dianteira, do lado do passageiro, e conversou com o motorista. Segundos depois, o carro acelerou e foi embora. Assista às imagens acima.
Ao g1, Kenned relatou que o motorista estava mexendo no celular ao parar o veículo.
“Ele não me viu antes, estava mexendo no celular quando me aproximei da porta do carro. Eu perguntei se poderia sentar no banco da frente e guardar a cadeira de rodas, foi quando ele me olhou. Eu só entendi ele dizendo ‘não’ e já acelerou. Foi o tempo de ver que eu era cadeirante”, detalhou.
Nas redes sociais, o paratleta demonstrou indignação com a atitude, que classificou como “preconceito e crime”. O caso também foi registrado na Polícia Militar. “Imagina se eu estivesse segurando na maçaneta do veículo? Ele poderia ter me arrastado ou atropelado”.
A corrida foi solicitada pelo aplicativo 99 que, segundo Kenned, deu suporte imediato, repassando os dados do motorista para o registro da ocorrência. A plataforma também informou que o condutor foi bloqueado para futuras corridas com o paratleta. O g1 solicitou um posicionamento à 99, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Em nota, o Ministério Público de Minas Gerais informou que a denúncia foi registrada e que serão adotadas as medidas para apuração do caso e identificação do motorista para eventual responsabilização. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem.
LEIA TAMBÉM:
Aluno de escola estadual em MG tem caderno rabiscado por colega com ofensas racistas: ‘macaco’
Estudante é denunciada suspeita de chamar atendente de ‘neguinho’ em terminal rodoviário em MG
Mais de 96% dos que cometem crimes contra a comunidade LGBTQIA+ não são levados à delegacia em Uberlândia
Paratleta espera que motorista seja punido
Kenned é o atual campeão brasileiro de paratletismo no lançamento de dardo. Ele também compete em provas de lançamento de disco e já participou de diversos campeonatos de basquete. No dia do ocorrido, seguia para um treino, mas precisou cancelar o compromisso diante da situação.
O paratleta revelou que não foi a primeira vez que sofreu preconceito ao utilizar o serviço de transporte por aplicativo, mas afirmou que este foi o caso mais grave. Kenned espera que o motorista seja punido.
“Já aconteceu deles verem que eu era cadeirante, fingirem que não viram, passarem direto e depois cancelarem a corrida. Mas parar, ver que é cadeirante e sair sem dar explicação, nunca aconteceu. Ele agiu com preconceito, isso afeta a gente que é deficiente físico e cadeirante. Me deixou muito constrangido. E ele tem que pagar pelo o que fez. Preconceito é crime”, desabafou.
Motorista de app é denunciado por deixar passageiro ao notar que ele é cadeirante em MG
Arquivo Pessoal
O que o Ministério Público diz
Confira, na íntegra, a nota do Ministério Público de Minas Gerais sobre o caso:
“Sobre o caso em questão, foi instaurada uma notícia de fato sob o nº 02.16.0702.0217629.2025-06, em 12/05/2025.
Nesse contexto, serão adotadas as diligências para apuração do ocorrido e identificação do motorista para a respectiva responsabilização.”
Kenned Batista é o atual campeão brasileiro de paratletismo no lançamento de dardo e relata preconceito ao pedir carro de aplicativo em Uberlândia
Arquivo Pessoal
Atleta denuncia que carro arrncou quando motorista percebeu que ele era cadeirante
Reprodução
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.