
O médico faleceu na manhã desta quinta-feira (15). Ele foi secretário municipal de Saúde de 1990 a 2000. O sepultamento será na sexta-feira (16), às 15h, no Cemitério São Pedro. O médico Paulo Roberto Salomão foi secretário municipal de Saúde de 1990 a 2000
Arquivo familiar
Morreu na manhã desta quinta-feira (15) o médico e ex-secretário municipal de Saúde de Uberlândia Paulo Roberto Salomão, aos 76 anos. Ele foi Idealizador das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do município, enquanto esteve à frente da pasta entre 1990 e 2000.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Paulo Roberto Salomão era formado em Medicina com especialização em cirurgia geral e gastroenterologia. Esteve na Secretaria Municipal de Saúde por três mandatos consecutivos e foi responsável pela implementação do Plano Diretor de Saúde (PDS), em 1991.
Com o PDS, o ex-secretário construiu as primeiras UAIs de Uberlândia, com o objetivo de descentralizar os atendimentos de urgência e emergência. A primeira unidade, chamada de UAI Dr. Domingos Pimentel Ulhôa, foi inaugurada no Bairro Luizote de Freitas, em 1º de maio de 1994.
Ele também foi responsável pela criação da sigla “UAI”, que une a expressão regional mineira com o nome do modelo de atendimento de saúde.
O médico também atuou como diretor do Hospital Santa Catarina, hoje anexo ao Hospital e Maternidade Municipal, onde contribuiu para a reestruturação administrativa e a ampliação da capacidade de atendimento da instituição.
O velório será realizado na sexta-feira (16), das 6h às 14h30 na Funerária Ângelo Cunha, na Rua Professor Pedro Bernardo, nº 286. O sepultamento será às 15h do mesmo dia, no Cemitério São Pedro.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Uberlândia e aguarda retorno.
Câmara lamenta a morte do médico
Em nota, o presidente da Câmara de Uberlândia, Zezinho Mendonça, lamentou a morte do médico e expressou as condolências aos familiares e amigos de Paulo Roberto Salomão. Ele também falou sobre o papel exercido pelo ex-secretário no município:
“Doutor Paulo foi uma liderança marcante na história da saúde pública de Uberlândia. Na década de 1990, teve papel fundamental na reestruturação do nosso sistema de saúde, sempre pautado pela coragem, competência e um profundo compromisso com a vida das pessoas. Sua contribuição permanece viva nas políticas e práticas que seguimos até hoje.”
Paulo Roberto Salomão em entrevista à TV Integração.
TV Integração/Arquivo
LEIA TAMBÉM:
‘A solução é o perdão’: Divaldo Franco deixou reflexões de espiritualidade e paz em entrevistas à TV Integração
Uberlândia anuncia Samu para agosto com UPA provisória no Bairro São Jorge
Hospitais de Uberlândia deverão ter alas separadas para mulheres que perderam bebês
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas