O que significa um pano amarelo pendurado em uma motocicleta parada à beira da estrada?

na foto aparece um motociclista com o capacete na mão com a motocicleta parada na estrada

Motocicleta parada na estrada pode ser sinal de problemas – Foto: Freepik/ND

Na estrada, nem tudo é o que parece. Às vezes, os menores detalhes contam as maiores histórias e um simples pano amarelo pendurado em uma motocicleta parada pode ser um desses sinais silenciosos.

Caso você encontrar uma motocicleta à beira da estrada e um pano amarelo pendurado no guidão da moto, não é decoração e nem esquecimento, mas sim um pedido de ajuda, de acordo com o site espanhol El Motor.

Esse gesto é discreto, mas cheio de significados entre os motociclistas, especialmente em países da Europa Central e do Norte, onde a solidariedade entre motociclistas é quase um código de honra.

O pano amarelo pendurado serve para alertar os outros condutores que há um problema com a motocicleta à beira da estrada. Pode ser falta de combustível, um furo, ou qualquer outro imprevisto que fez com que a motocicleta fosse obrigada a parar.

na foto aparece um motoqueiro com a motocicleta parada à beira da estrada pano amarelo pendurado

Motocicleta pode apresentar problemas como avaria – Foto: Freepik/ND

Escolha pelo pano amarelo pendurado na motocicleta parada

A escolha da cor amarela não é por acaso. Assim como os coletes amarelos, essa cor se enxerga bem à distância e em condições de pouca luz. Além disso, é um sinalizador de que o motociclista pertence à comunidade.

Em alguns países como na Espanha, esta prática está sendo substituída por outro gesto com a mesma finalidade: deixar o capacete no chão ao lado da motocicleta.

Esse é um outro código não oficial, mas que significa a mesma coisa “estou aqui, preciso de ajuda, alguém pode parar?”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.