
Ao menos 44 pessoas foram presas em flagrante nesta quarta-feira (14) durante uma operação da Polícia Federal de combate ao abuso sexual infantil. A ação, que abrange todo o território nacional, cumpre 129 mandados de buscas e 8 de prisão preventiva.
Segundo informações da PF, o objetivo da operação é a “identificação e prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes.” Para isso, foram acionados 462 policiais federais e 175 policiais civis.
Além disso, com a ação, a PF busca reduzir os abusos infantis que acontecem, sobretudo, de forma online – quando os criminosos usam a internet para atrair e expor as vítimas.
De acordo com a corporação, os presos em flagrante foram autuados por crimes como posse de material de pornografia infantil, identificados durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
A PF ressaltou que, só em 2025 – entre janeiro e abril – foram cumpridos 612 mandados de prisão de foragidos da justiça pelo cometimento de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
Dados alarmantes
No próximo domingo (18), comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha visa conscientizar e mobilizar toda a sociedade na luta contra a violência sexual infantil.
Segundo o Fórum Nacional de Segurança Pública, a cada seis minutos ocorre um estupro no Brasil. Na grande maioria dos casos – cerca de 80% – as vítimas são meninas negras, e o crime acontece, muitas vezes, dentro do próprio ambiente familiar.
“A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais”, diz a nota da PF.