Paraná recebe previsão de temperaturas negativas de até -2ºC; veja quando e onde


Simepar aponta que termômetros devem despencar no estado e também prevê geada para diversos municípios. General Carneiro é uma das cidades que deve registrar geada e temperaturas negativas no Paraná
Ana Maria Mello Jekel
O Paraná recebeu a primeira previsão de 2025 de que as temperaturas podem chegar a até -2ºC no estado, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A estimativa é que no dia 23 de maio, uma sexta-feira, Inácio Martins registre -2ºC e General Carneiro, Irati, Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Pinhão, Bituruna e Teixeira Soares, por exemplo, cheguem a -1ºC.
No mesmo dia, outros municípios do centro-sul e dos Campos Gerais do estado também devem contar com temperaturas próximas de 0ºC.
Entre elas, estão Ponta Grossa (0ºC), Prudentópolis (0ºC), Guarapuava (0ºC), Palmas (1ºC) e outras cidades que ficam próximas a elas. Em Curitiba, a previsão é de 3ºC no dia 23 de maio.
Para todas, a previsão é de geada.
Confira a previsão do tempo do Simepar para todas as cidades do Paraná
De acordo com a previsão do Simepar, as temperaturas devem despencar já no dia anterior.
Para Inácio Martins, por exemplo, a estimativa do órgão é que a tempratura mínima passe de 15ºC na quarta (21) para 2ºC na quinta-feira (22).
“A partir do dia 20 de maio, um novo sistema frontal avança pela região Sul do país, retomando as condições de instabilidade no Paraná. Até lá, o tempo fica estável com temperaturas mais elevadas durante as tardes”, aponta o Simepar.
Leia também:
Violência: Homem é filmado arrastando ex pelos cabelos na rua menos de três horas depois de receber medida protetiva contra ele, no Paraná
Risco de queda: Motoristas denunciam carga de postes de fibra deslizando e caminhões são parados em rodovia no Paraná, diz PRF
‘Muitas memórias’: Ex-alunos de um dos colégios agrícolas mais antigos do Paraná se reencontram em visita
❄️Recorde de frio
Paraná amanhece com geada e temperaturas a partir de 0ºC
Até então, o recorde de frio de 2025 foi registrado no Paraná em 29 de abril, quando General Carneiro chegou a -0,1ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No mesmo dia, General Carneiro e a cidade vizinha de Palmas também tiveram geada, fenômeno caracterizado pela formação de uma fina camada de gelo sobre superfícies expostas. Veja nas imagens acima.
🌄Próximos dias
Previsão do Simepar para o amanhecer de quarta-feira (14)
Reprodução/Simepar
O Simepar explica que o vento próximo à superfície continua transportando umidade do oceano nesta terça-feira (13), o que se reflete em maior cobertura de nuvens entre a região central e o leste do Paraná.
“Deve garoar/chover fraco por alguns momentos, e as temperaturas não variam muito durante o dia. Nas demais regiões a nebulosidade fica mais variável, com possibilidade de chuvas bem ocasionais à tarde. No oeste e no noroeste paranaense as temperaturas ficam perto dos 27°C”, aponta.
A quarta-feira (14) deve continuar com maior presença de nuvens no leste do Paraná, ainda em função do ingresso de umidade do oceano, com possibilidade de garoa/chuva fraca (maior condição para as praias).
“Nevoeiros/nuvens baixas pela manhã entre os Campos Gerais e o centro-sul. No oeste e noroeste fica com poucas nuvens, com temperaturas mais elevadas à tarde”, cita o órgão.
O Alerta Geada do órgão, que faz a previsão para até 72 horas – ou seja, 3 dias – não prevê a ocorrência do fenômeno no estado pelo menos até esta sexta-feira (16).
Leia também: Serviço de ‘Alerta Geada’ 2025 é iniciado no Paraná; veja como acessar
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:

Veja mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.