

Padre Fábio de Melo critica atendimento de loja em Joinville – Foto: Divulgação/Programa Direção Espiritual/ND
Em visita a Joinville (SC) para participar de um show, o padre Fábio de Melo usou as redes sociais para relatar um episódio de constrangimento em uma loja da rede argentina de cafeterias Havanna na cidade.
O religioso afirmou ter sido tratado com prepotência por um gerente após questionar a divergência de preços em potes de doce de leite.
Padre Fábio de Melo critica atendimento de loja em Joinville
“Não é uma denúncia, mas é um alerta para as pessoas que trabalham com comércio e que não estão acima do bem e do mal”, escreveu. “Existe uma lei do direito do consumidor que prevalece em todo território nacional”.
Segundo Fábio de Melo, ele e sua equipe foram bem recebidos na cidade. “Uma cidade linda, um povo querido, acolhedor”, afirmou.
Erro na cobrança
O problema ocorreu quando, durante a visita a uma loja da rede, ele pegou dois potes de doce de leite sem açúcar com o preço marcado na prateleira. No caixa, porém, o valor cobrado era superior.
Gerente foi ‘deselegante’, diz padre
“Disse muito educadamente que a soma estava errada. A funcionária foi verificar e confirmou que havia um erro”, contou. “O gerente já se adiantou em ser extremamente deselegante, dizendo: ‘O preço está errado e, se quiser levar, o preço certo é este’”.
O padre afirmou que não criou caso, mas aproveitou a situação para lembrar que o valor anunciado deve ser respeitado. “O que mais me assusta é a prepotência. A menina do caixa foi extremamente educada. O gerente dela que veio com aquele tom de ‘sou dono de tudo aqui’”.
Manifestação da Havanna
Em nota enviada à imprensa, a Havanna Brasil lamentou o ocorrido. A empresa reconheceu que a conduta relatada não condiz com os padrões de atendimento adotados pela marca e informou que a unidade foi recentemente inaugurada em Joinville.
“Foi com o padre Fábio de Melo, mas poderia ser com qualquer cliente. Não importa o grau da sociedade em que o cliente está inserido. Temos que tratar todos da melhor maneira possível”, afirmou Vinicius Fagundes Fraguas, um dos sócios da franquia na cidade.
Ainda segundo a rede, o padre já foi procurado pela empresa para pedido formal de desculpas e outras tratativas estão sendo feitas de forma privada. A equipe da loja também foi reorientada quanto aos procedimentos padrão da marca.
A Havanna reforçou, em nota, o compromisso com o Código de Defesa do Consumidor, especialmente no que se refere à correta precificação dos produtos.
O que diz a lei?
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, os preços devem ficar amplamente visíveis e expostos ao consumidor em “caracteres legíveis”. Caso existam duas ofertas de preço para um mesmo produto, o consumidor tem o direito de pagar o menor. Por exemplo: se uma camiseta é anunciada por R$ 100 e, no caixa, for cobrado R$ 110, vale sempre o preço mais baixo anunciado.