

Equipamento tecnológico ajudará a erguer ponte em Joinville – Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND
Uma das maiores obra já realizadas em Joinville, a Ponte Joinville, que vai ligar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, está em fase de fundação e mesoestrutura. Aguardada há 50 anos pela população, a conclusão ainda deve levar mais de um ano.
O que está sendo feito na obra?
A estrutura da ponte será uma ligação desde a avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira e conectando-se com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja.
Segundo a Prefeitura de Joinville, as etapas atuais da obra são a mobilização e o canteiro de obras e a fundação e mesoestrutura (estrutura intermediária da obra, entre fundação e acabamento).
Confira o que será feito e o que já foi iniciado:
- Mobilização e canteiro de obras – iniciado;
- Pavimentação/drenagem/paisagismo – cronograma em elaboração;
- Fundação e mesoestrutura (sentido Boa Vista – Adhemar Garcia) – iniciado;
- Supraestrutura- cronograma em elaboração;
- Fundação e mesoestrutura (sentido Adhemar Garcia – Boa Vista) – iniciado;
- Supraestrutura – cronograma em elaboração;
- Obras complementares – cronograma em elaboração;
Equipamento inédito utilizado na obra
Já está funcionando no local: o cantitravel, um equipamento que nunca tinha sido usado em obras de Joinville antes. Ele funciona com um guindaste gigante, alimentado por estruturas sobre trilhos, que levam insumos e todas as ferragens que são inseridas dentro das estacas, já que cada estaca pesa mais de uma tonelada.
Além disso, o equipamento faz o lançamento do concreto, a cravação da estrutura metálica e escavação das estacas, tanto em solo quanto em rocha. Esse equipamento é utilizado em obras de portos ou de pontes onde o acesso é mais difícil.
Na Ponte Joinville, ele é utilizado devido ao ecossistema do manguezal, minimizando o impacto da obra no meio ambiente.
Números da Ponte Joinville
Para construção da ponte serão utilizadas 76 mil toneladas de concreto e 2 mil toneladas de aço. Além disso, serão utilizados 210 toneladas de estacas metálicas.
A ponte terá 980 metros de extensão e o canal navegável sobre o Rio Cachoeira terá 80 metros de largura e uma altura de 9,5 metros.
Com a construção da Ponte Joinville, a prefeitura estima que cerca de 448 mil moradores dessas regiões serão diretamente beneficiados com a melhoria da mobilidade.
A expectativa é que diariamente, cerca de 65 mil pessoas passem pela ponte após a conclusão da obra.
O prazo para execução da obra é de 24 meses a partir da entrega da ordem de serviço, que ocorreu no dia 23 de maio de 2024. Desta forma, o prazo estimado fica até 2026.
Qual o investimento total?
A Ponte Joinville tem um investimento de aproximadamente de US$ 40 milhões, conforme valor do contrato de financiamento internacional assinado pela Prefeitura de Joinville com o Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).
A empresa responsável pela obra é a Álya Construtora S/A e o Consórcio Supervisor Nova Engevix – Azimute, que é o responsável pela supervisão.