

Após 24 anos, Eduardo Leite deixa PSDB e se aproxima do PSD – Foto: José Cruz/Agência Brasil
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta quarta-feira (8) a saída do PSDB, partido ao qual foi filiado por 24 anos. Em uma nota divulgada por ele, Leite afirmou que a decisão foi tomada com “gratidão” e que continuará defendendo os mesmos valores que aprendeu dentro da legenda tucana.
A desfiliação acontece em meio à reestruturação dentro do PSDB, que discute uma fusão com o Podemos. Leite deve se filiar ao PSD nesta sexta-feira (9), em São Paulo, com a presença do presidente do partido, Gilberto Kassab.
Na nota, o governador exaltou o papel do PSDB na sua trajetória, especialmente a inspiração nas ideias do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e no modelo de gestão com “responsabilidade fiscal e sensibilidade social”.
“Não foi uma decisão simples. O PSDB me acolheu ainda jovem, me formou politicamente e me proporcionou viver experiências únicas, que levo comigo com orgulho e responsabilidade”, escreveu Leite.
Eduardo Leite deixa PSDB de olho nas eleições de 2026
A ida para o PSD é vista como um movimento estratégico de olho nas eleições de 2026. O partido presidido por Gilberto Kassab tem buscado se fortalecer nacionalmente e vem atraindo nomes de centro e centro-direita, em um esforço para se consolidar como alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro.

Eduardo Leite deixa PSDB de olho em 2026 – Foto: George Gianni/PSDB/Divulgação/Direitos Reservados
Na mensagem de despedida, o governador do Rio Grande do Sul também desejou sucesso ao PSDB na nova fase que o partido atravessa, reforçando que “o Brasil continuará precisando de todos nós — com nossas ideias, nossa responsabilidade e nosso compromisso com o futuro”.