‘Grande honra para nosso país’, diz Trump sobre escolha de Robert Prevost, o novo Papa Leão XIV

Fumaça branca às 13h desta quinta-feira (8) indicou a eleição do novo papa – Foto: Vatican News/Reprodução/ND

Pela primeira vez em quase dois mil anos de história da Igreja Católica, um papa nascido nos Estados Unidos foi eleito. O presidente Donald Trump se pronunciou sobre a escolha e afirmou estar ansioso para conhecer Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV.

Por meio da rede social Truth Social, Trump classificou o momento como altamente significativo. “Que animação e que grande honra para o nosso país”, publicou o presidente norte-americano.

Trump queria outro papa, mas elogia eleição de Leão XIV

Apesar da mensagem de apoio, Trump havia declarado preferência pelo cardeal americano Timothy Dolan para assumir o papado. Durante o funeral do Papa Francisco, o presidente demonstrou entusiasmo por Dolan, que celebrou orações em sua primeira posse, tendo sido considerado próximo a Trump.

Apesar de preferência por outro cardeal, Donald Trump parabenizou Papa Leão XIV

Apesar de preferência por outro cardeal, Donald Trump parabenizou Papa Leão XIV – Foto: @realDonaldTrump/Donald J. Trump/Truth Social

“Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”, disse o presidente dos Estados Unidos, em publicação no X.

Antes mesmo de manifestar apoio a um candidato, Trump chegou a brincar sobre o assunto, dizendo que gostaria de ser papa, ao ser questionado sobre sua expectativa para o novo líder da Igreja Católica.

Diversas montagens de Trump vestido de papa foram compartilhadas na rede social X após declaração do presidente – Foto: Reprodução/ND

Papa Leão XIV é o primeiro americano a liderar a Igreja Católica

O cardeal americano Robert Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa Leão XIV nesta quinta-feira (8), após dois dias de conclave. A fumaça branca que anunciou o início do 267º papado saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h (horário de Brasília).

Cardeal americano Robert Prevost se torna Papa Leão XIV

Cardeal americano Robert Prevost se torna Papa Leão XIV – Foto: Vatican News/Reprodução/ND

Prevost, nascido em Chicago, Illinois, ganhou o apelido de “padre de duas pátrias” devido ao seu trabalho missionário no Peru, durante os anos 1980.

Com a escolha do nome Leão XIV, ele sucede o Papa Francisco, falecido recentemente, e se torna o primeiro pontífice a adotar o título desde Leão XIII, que liderou a Igreja entre 1878 e 1903.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.