

Veterano foi homenageado com medalha nesta quarta-feira (7), em Camboriú – Foto: Divulgação/ND
Em comemoração aos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, completos nesta quinta-feira (8), o único veterano vivo em Santa Catarina recebeu uma homenagem do Comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz), com sede em Florianópolis. A data celebra anualmente a rendição nazista às forças aliadas.
Aos 105 anos de idade, o 3º Sargento Hugo Pedro Felisbino, veterano da Força Expedicionária Brasileira, recebeu em sua casa, em Camboriú, o comandante do 23º Batalhão de Infantaria, Coronel Antonio Fernando Adorno Cossa.
Quem é o único veterano da Segunda Guerra Mundial vivo em SC
Conhecido na cidade como “Vô Hugo”, Hugo Pedro Felisbino é natural de Tijucas e nasceu em 30 de dezembro de 1919, mas escolheu Camboriú para morar.

Hugo no acampamento da Força Expedicionária Brasileira – Foto: Hugo Pedro Felisbino/Arquivo Pessoal
O 3º Sgt Felisbino incorporou ao Exército em 1941 no então 32º Batalhão de Caçadores. Embarcou para a Segunda Guerra Mundial em 1944, juntando-se às tropas do 6° Regimento de Infantaria (atual, 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel). “Vô Hugo” ficou, ao todo, por oito meses em combate.
No segundo semestre de 2022, a escritora Keila Eliza Borinelli transformou as memórias do herói da guerra em livro. A obra “Memórias de um Centenário da Força Expedicionária Brasileira” relata a experiência de Hugo como um jovem servindo o Brasil em um país estrangeiro