Chicago celebra eleição de Leão 14, primeiro Papa americano

Papa Leão 14Reprodução Vatican News

A eleição do cardeal Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV, ocorrida nesta quinta-feira (8), gerou grande comoção em sua cidade natal, Chicago. A imprensa local e a comunidade católica celebram a escolha do primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos, destacando sua trajetória de fé e serviço.

O Chicago Sun-Times relembrou as origens de Prevost no bairro de Dolton, onde frequentava a paróquia de St. Mary of the Assumption. Antigos colegas de escola recordam que, desde jovem, ele demonstrava vocação religiosa. John Doughney, ex-companheiro de classe, afirmou: “Era evidente que esse seria o caminho dele”.

A emissora ABC7 Chicago destacou que Prevost, de 69 anos, é o primeiro americano a liderar a Igreja Católica em seus dois mil anos de história. Sua experiência como missionário no Peru e como chefe do Dicastério para os Bispos no Vaticano foi ressaltada como fundamental para sua eleição.

O prefeito de Chicago, Brandon Johnson, foi para as redes sociais parabenizar o novo Papa e ainda brincou dizendo que tudo que é de bom é de Chicago, inclusive o pontífice:

Everything dope, including the Pope, comes from Chicago! Congratulations to the first American Pope Leo XIV! We hope to welcome you back home soon. https://t.co/CBnXVjNhbJ

— Mayor Brandon Johnson (@ChicagosMayor) May 8, 2025

A nomeação de um papa americano, especialmente de Chicago, é vista como um marco histórico. A cidade, com uma significativa população católica, celebra com orgulho a ascensão de um de seus filhos ao mais alto posto da Igreja.

Prevost, conhecido por seu estilo pastoral e compromisso com a justiça social, é fluente em vários idiomas, incluindo espanhol e português, o que reflete sua atuação internacional.

Sua eleição é interpretada como um sinal de continuidade com as reformas iniciadas por Papa Francisco, com foco na sinodalidade e na proximidade com os fiéis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.