

Golpe com nota fria engana empresa e carga de R$ 50 mil desaparecida é localizada em Joinville – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND
Uma carga de 12 toneladas de fertilizante, avaliada em R$ 53,5 mil, foi recuperada em Joinville, no Norte catarinense, após ter sido adquirida por meio de um golpe com nota fria aplicado em Itajaí.
A compra foi feita com uma nota fiscal falsificada, emitida em nome de uma empresa que não reconheceu a transação. Segundo as autoridades, trata-se de uma “venda falsa”, esquema utilizado para aplicar fraudes no transporte de mercadorias.
Fertilizantes foi entregue em um endereço no Morro do Amaral
De acordo com a Guarda Municipal de Joinville, no dia 30 de abril, a empresa de Itajaí fez a venda das 12 toneladas de fertilizante e emitiu uma nota fiscal contra uma empresa que já era sua cliente.
Entretanto, ao receber a nota fiscal, o suposto comprador não reconheceu o negócio e foi constatada a fraude com a falsificação dos dados informados no documento. A empresa vítima do golpe registrou então o boletim de ocorrência junto à Polícia Civil.
Além disso, a empresa entrou em contato com o motorista do caminhão que retirou os produtos. Ele indicou o local da entrega da carga, em um endereço no bairro Morro do Amaral, em Joinville.
Munida das informações, a Guarda Municipal se deslocou até o local e foi recebida por um homem que indicou o lugar onde estava guardada a carga. No entanto, ele afirmou que a negociação dos fertilizantes foi feita pelo seu sogro, que não se encontrava no endereço.
O rapaz foi conduzido pela Guarda Municipal para prestar esclarecimentos à Polícia Civil, que também deve fazer o encaminhamento da carga para a empresa de origem, em Itajaí.
Para o comandante da Guarda Municipal de Joinville, Gabriel Colin, o êxito da operação é resultado da atuação da corporação e da integração com outras Forças de Segurança.
“A ação é fruto do empenho e dedicação dos nossos agentes que, diariamente, atuam para impedir práticas delituosas. Além disso, o trabalho conjunto entre as Forças de Segurança possibilitou o sucesso da ação, bem como a recuperação da mercadoria e sua devolução ao respectivo proprietário”, avalia o comandante Colin.