

Luciana Saito Massa, esposa de Ratinho Jr., em Sessão Solene para receber o título de Cidadã Honorária de Curitiba – Foto: Carlos Costa/CMC
Apenas o rótulo esposa de Ratinho Jr. não é suficiente para descrever a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa. Durante os dois mandatos do marido, Luciana ampliou a sua participação no governo estadual e contribuiu nas campanhas eleitorais.
No início do primeiro mandato, a esposa de Ratinho Jr. apresentava perfil discreto. Sem histórico político, as redes sociais de Luciana compartilhavam majoritariamente momentos do cotidiano da família. Sem remuneração, a primeira-dama passou a ocupar a presidência do Conselho da SGAS (Superintendência Geral de Ação Solidária do Paraná) para se dedicar a causas sociais.
A sua atuação rendeu à paulista Luciana Saito Massa o título de cidadã honorária de Curitiba e um gabinete próprio no Palácio Iguaçu – sede do Poder Executivo estadual. Assim, oficialmente instalada no Gabinete da Primeira-Dama do Estado, Luciana passou a demandar outros setores do governo.
“Mesmo não sendo uma obrigatoriedade, eu acho que essa função de primeira-dama é muito importante. Eu acho não, é muito importante. Principalmente relacionado com as pautas sociais”, afirmou a primeira-dama em entrevista à Rádio Jovem Pan, em 2024.
Do interior de São Paulo para Curitiba
Filha de mãe japonesa e de pai descendente de português, Luciana é a quarta filha entre os cinco irmãos. Na zona rural onde cresceu, em Registro (SP), a atividade da família era a agricultura familiar.
Aos 17 anos, a esposa de Ratinho Jr. saiu de casa rumo à Curitiba, para trabalhar e estudar. A saída da pequena cidade era uma escolha que sua mãe incentivou. De acordo com a primeira-dama, não havia faculdade próxima a Registro para cursar. Assim, era comum a ida a São Paulo ou a Curitiba em busca de formação acadêmica e de melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Entre as duas opções, a capital paranaense oferecia um apoio familiar. Com a ajuda da irmã advogada instalada há anos na cidade, Luciana Saito se formou em Economia e passou a viver Curitiba.
“Conheci ele na noite curitibana. Em uma noite de samba, lembro até hoje, que a gente se encontrou e de lá fomos conversando, conversando, estamos aí”, comentou a esposa de Ratinho Jr. em entrevista à Jovem Pan.
O namoro virou casamento em 2003, quando Luciana Saito se tornou oficialmente esposa de Ratinho Jr. Juntos, o casal tem três filhos: Alana, Yasmim e Carlos Roberto Massa Neto. Atualmente, os pais e irmãos da esposa de Ratinho Jr. também residem em Curitiba.
Mãezona e ações sociais
Durante o primeiro mandato do seu marido, a esposa de Ratinho Jr. representou o papel de mãe e se associou a temas como saúde da mulher ao coordenar campanhas para o governo. Em entrevista à TV Evangelizar, em março de 2024, a esposa de Ratinho Jr. fez questão de frisar a sua dedicação à família.
“Eu sempre fui essa mãezona que queria estar em casa cuidando dos meus filhos. Na verdade, a minha prioridade sempre foram eles, desde que nasceram. Eu estou fazendo esta função de forma voluntária, atuando ao lado do governador, porque foi a hora e o momento. Não tenho mais criança e tenho essa disponibilidade de ajudar ele neste momento”, afirmou Luciana.

Posse do governador Ratinho Jr. em 2023 – Foto: Jonanthan Campos/AEN
Com disponibilidade para ajudar, Luciana assumiu, de forma voluntária, a presidência do Conselho da SGAS (Superintendência Geral de Ação Solidária do Paraná). Na prática, a Superintendência funcionava como uma secretaria do governo para tratar de programas de voluntários, principalmente com foco social.
Nesta posição ao longo do primeiro mandato, as principais iniciativas com participação da primeira-dama foram: Programa Ame-se e Campanha Paraná Rosa, dedicados à saúde da mulher; Campanha Aquece Paraná, de arrecadação de agasalhos e cobertores; Campanha Menos Eu, Mais Nós e Campanha Futebol Solidário, ambos voltados para a arrecadação de alimentos; Paraná Piá, ação voltada para arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças.
Portanto, nos primeiros anos do governo de Ratinho Jr., Luciana conseguiu tirar do papel projetos de assistência social. Além de campanhas e ações de arrecadação e da saúde da mulher, Luciana Saito Massa é idealizadora e coordenadora do Encontro das Primeiras-Damas do Paraná.
A primeira edição ocorreu em 2021, durante a pandemia, e acontece pelo menos uma vez ao ano desde então. A iniciativa reúne primeiras-damas dos municípios do estado para aproximar as políticas estaduais e municipais, além de criar alianças políticas. A edição mais recente do encontro, em março de 2025, contou com a presença de mais de 200 primeiras-damas, prefeitas e gestoras municipais.
Esposa de Ratinho Jr. como cabo eleitoral em 2024
A rede de apoio criada pela primeira-dama foi mais um dos fatores que contribuíram para o desempenho eleitoral recorde em 2024 do partido do Ratinho Jr., o PSD, no Paraná.
Nas eleições municipais mais recentes, a sigla elegeu 164 prefeitos nos 399 municípios do estado, incluindo Curitiba e Londrina. Depois do PSD, aparecem o PP com 60 e o PL com 52. União Brasil e MDB elegeram 30 prefeitos cada. O número de prefeitos filiados ao PSD ultrapassou o recorde estadual anterior, que havia sido também no Paraná, em 2020. Naquela ocasião, o partido elegeu 128 prefeitos.
Além da aproximação com as prefeituras, a primeira-dama fez contribuições diretas a candidaturas específicas, principalmente de candidatas mulheres. Apesar de o conteúdo no perfil do Instagram da primeira-dama preservar as postagens sobre família e ações sociais, Luciana gravou vídeos para campanhas do PSD em 2024.
Em União Vitória, por exemplo, a esposa de Ratinho Jr. enviou uma mensagem de apoio à Gabi Bakri (PSD). Neste caso, nem mesmo a mensagem de Luciana conseguiu tirar a diferença de 2% que elegeu Ary Carneiro Jr. (PSDB) prefeito do município. Assim, a atuação política da esposa de Ratinho Jr. passava a ser pública.
Luciana Saito Massa cidadã honorária de Curitiba
No primeiro ano do segundo mandato, em julho de 2023, o vereador professor Euler (MDB) apresentou uma proposta para entregar a Luciana Saito Massa o título de Cidadã Honorária de Curitiba.
A honraria é a mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense. A justificativa para a homenagem foi o trabalho voluntário realizado pela primeira-dama durante o primeiro mandato do Ratinho Jr.
Em março de 2024, a proposta foi aprovada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Na ocasião, a inclusão do projeto de decreto legislativo na pauta fez parte das celebrações da Semana do Dia Internacional da Mulher.
Na cerimônia, Luciana agradeceu aos presentes e elogiou Curitiba, que a acolheu ainda jovem. O governador Ratinho Jr. reconheceu a influência da primeira-dama na criação de iniciativas voltadas ao bem-estar da mulher, como o Banco da Mulher do Paranaense. No fim do seu discurso, Ratinho Jr. enumerou agradecimentos à Luciana Saito.
“Meu amor, primeiro, quero agradecer a você por ter me escolhido. Segundo, por você ter me dado os meus diamantes [os três filhos do casal]. E terceiro por você me ajudar a cuidar do Paraná”, afirmou o governador na tribuna da CMC.

Luciana Saito Massa, esposa do Ratinho Jr., acompanhada do marido e governador do Estado, e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (à esq.), em homenagem à primeira-dama do Paraná na CMC – Foto: Daniel Castellano/SMC
Esposa de Ratinho Jr. amplia participação no governo
Para ajudar a cuidar do Paraná, a esposa de Ratinho Jr. queria participar mais do governo. Um mês após a entrega do título de cidadã honorária, o governador do Paraná assinou, em agosto de 2023, um decreto para criar o Gabinete da Primeira-Dama do Estado.
O documento descreve o serviço prestado pelo gabinete da esposa de Ratinho Jr. como “promoção de projetos e atividades do Governo do Estado do Paraná, de relevante interesse público, por meio de representatividade institucional, visibilidade social e política da Primeira-Dama e da transversalidade das políticas governamentais, como agente mobilizador no desenvolvimento de projetos e ações nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, esportes, dentre outras.”
Assim como sua função no SGAS, o trabalho da primeira-dama não é remunerado e não configura vínculo funcional para evitar a prática de nepotismo. No entanto, a equipe da primeira-dama e iniciativas do gabinete são custeadas pela Casa Civil do estado.
A formalização da criação de um gabinete para primeira-dama foi uma vitória de Luciana. A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, por exemplo, não conseguiu a aprovação do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para a adoção de um modelo semelhante a nível nacional.
“[O gabinete] dá uma liberdade de você poder representar [o governo], que seja na saúde, que seja na educação. E anteriormente como presidente [do SGAS] eu ficaria muito ali, voltada às pautas sociais. Não que eu não esteja mais, eu estou. Mas dá a abertura de eu transitar entre as secretarias e mobilizar”, afirmou Luciana em entrevista.
O céu é o limite para a esposa de Ratinho Jr.
Um exemplo da nova atuação de Luciana Saito Massa no governo do Paraná foi a licitação para a construção de um planetário no Parque da Ciência, localizado no complexo Newton Freire Maia. O local conta com um atualmente, mas o próprio diretor do parque, Anisio Lasievicz, já havia solicitado uma modernização do equipamento.
Em busca de novas causas, a primeira-dama comprou a ideia do diretor e foi à luta para conseguir reformar o planetário. No mês de abril de 2024, o Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional), vinculada à Secretaria da Educação do Paraná, lançou a licitação do concurso com esse objetivo.
“[A idealização do planetário] Foi dentro do sonho do Anísio e uma vontade muito grande minha de que o parque realmente fosse reconhecido, não só aqui em Curitiba e nas redondezas”, comentou a esposa de Ratinho Jr. em entrevista. “Teve várias outras ideias de querer melhorar o parque, mas não convém aqui falar.”
A fala da primeira-dama indica que, apesar de conseguir mobilizar projeto entre secretarias, nem todas as suas sugestões são acatadas. Mesmo assim, a esposa de Ratinho Jr. tem a liberdade de demandar as secretarias do governo.
“Várias situações que eu pessoalmente vi, eu solicitei diretamente para o secretário da Educação para atender e para ajustar tudo que estava com um grau de dificuldade [de funcionamento]”, afirmou a esposa de Ratinho Jr.
O orçamento para a reforma do planetário é de R$40 milhões, com recursos estaduais da Secretaria de Educação e da Secretaria da Ciência. O escritório paulista Nardo Grothge Arquitetos ganhou o concurso e o projeto está em execução. A inauguração do “planetário mais moderno da América Latina”, como descrito pelo governo, está prevista para fevereiro de 2026, antes das eleições presidenciais.
Ratinho Jr. para presidente: não é ele que decide
A cerca de um ano e meio das eleições, o governador do Paraná passou a ser cotado como um nome viável para uma campanha presidencial. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, declarou publicamente que Ratinho Jr. pode ser o candidato do partido em 2026.
De acordo com a esposa de Ratinho Jr., tanto ela quanto seu marido focam no presente para dar sequência aos projetos em desenvolvimento. “Ser presidente é uma consequência do trabalho feito diariamente. E eu vejo que não é ele quem decide. Claro que ele tem que estar disposto para isso, mas eu acho que não é ele que escolhe nem a hora nem o momento.”