

Capela Sistina está pronta para o conclave que elegerá o novo papa a partir de quarta-feira (7) – Foto: Divulgação/Vatican News
O Vaticano revelou nesta terça (6) imagens da Capela Sistina totalmente preparada para o conclave que definirá o sucessor do papa Francisco. O espaço onde ocorrerá escolha do novo papa já está todo caracterizado para o início da votação que será nesta quarta-feira (7).
Historicamente, o processo de escolha do novo papa dura em média 3,2 dias, com as últimas duas eleições (Bento XVI em 2005 e Francisco em 2013) resolvidas em apenas 48 horas.
O cardeal salvadorenho Gregorio Rosa Chávez projetou confiantemente: “No máximo três dias”. Um processo prolongado poderia sinalizar divisões na Igreja, imagem que os cardeais buscam evitar.
Cardeais entram em isolamento do conclave nesta quarta-feira
A partir de quarta-feira (7), os 133 cardeais eleitores ficarão em reclusão completa. Todos ficarão sem contato com o mundo externo, até que um nome atinja dois terços dos votos – sinalizado pela fumaça branca.
A escolha do novo papa este ano segue o ritual imutável: votações secretas diárias até o consenso, com cardeais dormindo no Domus Sanctae Marthae, residência vaticana. Entre os “papáveis” estão nomes como Pietro Parolin, Matteo Zuppi e Luis Tagle, cada um representando diferentes visões para a Igreja.
Enquanto a Capela Sistina exibe afrescos como o “Juízo Final” de Michelangelo, os eleitores saberão que a demora além do terceiro dia indicaria disputas internas. Em 2013, Francisco foi eleito no quinto escrutínio, mostrando rapidez na superação de impasses.
Confira como está a Capela Sistina às vésperas da eleição do novo papa
Vaticano divulgou imagens da Capela Sistina preparada para o conclave – Vídeo: Divulgação/Vatican News