
Orientação foi dada pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros diante dos casos notificados. Por conta do aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o estado, o Governo de MG decretou situação de emergência em saúde pública. Leitos em MG
Fábio Marchetto/SES-MG
O Norte de Minas Gerais já contabilizada 567 hospitalizações e 23 óbitos notificados em 2025 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Por conta do aumento de casos de SRAG em todo o estado, o Governo de MG decretou situação de emergência em saúde pública. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está orientando gestores de saúde para que incentivem a vacinação contra a gripe.
“Estamos no período sazonal de aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave e, por esse motivo, é importante que os municípios intensifiquem a mobilização da população para se vacinar contra a gripe. A vacinação contempla todas as faixas etárias, incluindo crianças a partir de seis meses de idade”, destacou a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
A coordenadora ressaltou ainda que os grupos prioritários (veja quais são abaixo) merecem atenção, já que estão mais sujeitos a ter gripe e também a desenvolver complicações no quadro.
“A vacinação das pessoas dos grupos prioritários é primordial, pois possibilita a redução das hospitalizações e a sobrecarga de atendimentos nos serviços de saúde”, pontuou Agna Menezes.
Dados da SRAG no Norte de MG
Das 576 internações:
➡️255 (44,97%) envolveram crianças na faixa etária de um a nove anos
➡️191 internações (33,68%) envolveram pessoas com idade entre 60 a mais de 90 anos
Das internações:
➡️269 (57,97%) não tiveram causa especificada
➡️170 (36,64%) tiveram como causa outros vírus respiratórios
➡️18 (3,88%) foram causadas por Covid-19
eis internações (1,29%) aconteceram por causa do vírus influenza
Sobre a quantidade de internações sem causa específica, Agna Menezes orientou que “isso aponta para a necessidade dos municípios e dos serviços de saúde não apenas notificarem os casos mas, também, a importância da coleta de amostras para a realização de exames laboratoriais. Isso possibilita aos gestores de saúde entender melhor a situação epidemiológica da região e, com isso, definir a implementação de ações mais assertivas.”
Os municípios que já notificaram óbitos foram:
➡️Salinas e Várzea da Palma (uma morte em cada)
➡️Brasília de Minas, Campo Azul e Montes Claros (duas mortes em cada)
➡️Janaúba, Fruta de Leite, Rubelita, Espinosa, Josenópolis, Lontra, Novorizonte, Pedras de Maria da Cruz, Santo Antônio do Retiro, São da Ponte e São João das Missões (uma morte em cada)
Sobre a vacinação contra a gripe
A vacinação contra a gripe começou no dia 7 de abril em Montes Claros. A expectativa da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, que tem 54 municípios em sua área de abrangência, é de que 436.123 pessoas sejam imunizadas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin foram vacinados contra a doença durante uma visita em Montes Claros. Ambos têm mais de 60 anos e fazem parte do público-alvo da campanha.
Segundo a SRS, 18 grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde. Atualmente, as doses já foram liberadas para a população de forma geral.
A meta do governo é vacinar 90% do público-alvo, formado, por exemplo, por:
crianças de 6 meses a 6 anos;
pessoas com mais de 60 anos;
gestantes ou mulheres que tiveram filhos recentemente;
trabalhadores da saúde;
pessoas com deficiência;
povos indígenas.
Vacina contra a gripe
Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi
Vacinas contra gripe e Covid-19 estão disponíveis em unidades de saúde de Montes Claros
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.