Com 567 internações e 23 óbitos por síndromes respiratórias, gestores do Norte de MG devem intensificar vacinação contra gripe


Orientação foi dada pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros diante dos casos notificados. Por conta do aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o estado, o Governo de MG decretou situação de emergência em saúde pública. Leitos em MG
Fábio Marchetto/SES-MG
O Norte de Minas Gerais já contabilizada 567 hospitalizações e 23 óbitos notificados em 2025 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Por conta do aumento de casos de SRAG em todo o estado, o Governo de MG decretou situação de emergência em saúde pública. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está orientando gestores de saúde para que incentivem a vacinação contra a gripe.
“Estamos no período sazonal de aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave e, por esse motivo, é importante que os municípios intensifiquem a mobilização da população para se vacinar contra a gripe. A vacinação contempla todas as faixas etárias, incluindo crianças a partir de seis meses de idade”, destacou a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
A coordenadora ressaltou ainda que os grupos prioritários (veja quais são abaixo) merecem atenção, já que estão mais sujeitos a ter gripe e também a desenvolver complicações no quadro.
“A vacinação das pessoas dos grupos prioritários é primordial, pois possibilita a redução das hospitalizações e a sobrecarga de atendimentos nos serviços de saúde”, pontuou Agna Menezes.
Dados da SRAG no Norte de MG
Das 576 internações:
➡️255 (44,97%) envolveram crianças na faixa etária de um a nove anos
➡️191 internações (33,68%) envolveram pessoas com idade entre 60 a mais de 90 anos

Das internações:
➡️269 (57,97%) não tiveram causa especificada
➡️170 (36,64%) tiveram como causa outros vírus respiratórios
➡️18 (3,88%) foram causadas por Covid-19
eis internações (1,29%) aconteceram por causa do vírus influenza
Sobre a quantidade de internações sem causa específica, Agna Menezes orientou que “isso aponta para a necessidade dos municípios e dos serviços de saúde não apenas notificarem os casos mas, também, a importância da coleta de amostras para a realização de exames laboratoriais. Isso possibilita aos gestores de saúde entender melhor a situação epidemiológica da região e, com isso, definir a implementação de ações mais assertivas.”
Os municípios que já notificaram óbitos foram:
➡️Salinas e Várzea da Palma (uma morte em cada)
➡️Brasília de Minas, Campo Azul e Montes Claros (duas mortes em cada)
➡️Janaúba, Fruta de Leite, Rubelita, Espinosa, Josenópolis, Lontra, Novorizonte, Pedras de Maria da Cruz, Santo Antônio do Retiro, São da Ponte e São João das Missões (uma morte em cada)
Sobre a vacinação contra a gripe
A vacinação contra a gripe começou no dia 7 de abril em Montes Claros. A expectativa da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, que tem 54 municípios em sua área de abrangência, é de que 436.123 pessoas sejam imunizadas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin foram vacinados contra a doença durante uma visita em Montes Claros. Ambos têm mais de 60 anos e fazem parte do público-alvo da campanha.
Segundo a SRS, 18 grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde. Atualmente, as doses já foram liberadas para a população de forma geral.
A meta do governo é vacinar 90% do público-alvo, formado, por exemplo, por:
crianças de 6 meses a 6 anos;
pessoas com mais de 60 anos;
gestantes ou mulheres que tiveram filhos recentemente;
trabalhadores da saúde;
pessoas com deficiência;
povos indígenas.
Vacina contra a gripe
Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi
Vacinas contra gripe e Covid-19 estão disponíveis em unidades de saúde de Montes Claros
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.