
Cantor conversou com o g1 antes de um show em Sorocaba (SP), durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador. Péricles vai se apresentar no palco Quebrada do The Town, ao lado do rapper Dexter. Cantor Péricles durante show em Sorocaba (SP)
@danylomarttins
Há quem diga que, tais quais perfumes, comidas e fotografias antigas, as músicas são capazes de contar histórias e de nos “teletransportar” de volta no tempo. É justamente este o objetivo do Pagode do Pericão, turnê com a qual o pagodeiro Péricles está rodando o Brasil desde o início do ano.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Em entrevista ao g1 antes de um show na UZNA, em Sorocaba (SP), durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, o cantor contou como têm sido os shows da turnê, falou sobre as expectativas para a sua participação no The Town deste ano e prometeu o lançamento de um novo trabalho em 2026.
Pagode anos 80, 90 e 2000
O Pagode do Pericão, que funciona como uma ode ao samba e ao pagode dos anos 1980, 1990 e 2000, gerou uma franquia na discografia de Péricles.
O primeiro álbum foi lançado em 2019, com a gravação tendo sido feita em 21 de fevereiro daquele ano, na Toca do Tatu, em São Paulo (SP). Os cantores Chrigor e Thiaguinho foram os convidados. Em 2022, foi lançada a segunda edição do álbum, com o registro audiovisual do show apresentado pelo artista no Recife (PE), em maio daquele ano.
LEIA MAIS:
Das letras românticas à mistura eclética: Péricles e Turma do Pagode analisam evolução do pagode anos 1990 e 2000 para o atual
Autor de vários sucessos no pagode, filho de Péricles ajudou pai e Thiaguinho a escreverem música aos 9 anos: ‘Dividimos boas ideias’
Com duas partes, lançadas em novembro de 2024 e em janeiro de 2025, o álbum “Pagode do Pericão ao vivo em Brasília” foi gravado em setembro do ano passado, na capital federal, com as participações dos cantores Ferrugem e Xanddy Harmonia, além da dupla Israel & Rodolffo.
Na segunda parte da gravação do Pagode do Pericão, o roteiro do show foi centrado em pagodes dos anos 1980 e 1990, popularizados por nomes como Almir Guineto, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão e Zeca Pagodinho.
“O Pagode do Pericão está indo bem. Ele mexe diretamente com a memória afetiva das pessoas, por isso que tem dado tão certo, né? Essa atmosfera de nostalgia que a gente vem sentindo, ela reforça o porquê do Pagode do Pericão e outras tantas festas como essa existirem, então esse é o caminho”, explica o músico.
Os próximos shows da turnê serão realizados em Ribeirão Preto (SP), no dia 24 de maio; em Florianópolis (SC), no dia 31 de maio; e em Curitiba (PR), no dia 7 de junho.
Show do pagodeiro Péricles em Sorocaba (SP)
@danylomarttins
Atração do The Town
Em abril, Péricles foi confirmado como uma das atrações da edição 2025 do The Town. O cantor subirá ao palco Quebrada, ao lado do rapper Dexter, em 13 de setembro. Mariah Carey, Jessie J, Criolo e Ivete Sangalo completam o line-up deste dia.
O cantor, que participou de um tributo à Alcione na edição de 40 anos do Rock in Rio, no ano passado, falou sobre a expectativa para a apresentação e reforçou a importância desta mescla de gêneros musicais.
“Eu estou ansiosíssimo. Já começaram os ensaios e a gente está aí a todo vapor. Vou fazer uma grande participação, Dexter vai estar comigo, então aguardem que vem coisa boa aí, vai ser legal.”
Próximo trabalho
Para o pagodeiro, que tem milhares de músicas escritas, é impossível escolher uma preferida: “Seria a mesma coisa que um pai escolher o seu filho preferido, né? Impossível, né? Eu amo todos eles e todas elas. Todas as músicas que eu fiz, elas ficam fundo no meu coração”.
Mesmo assim, a dura missão de selecionar o próximo repertório será concluída em breve. “Para o próximo ano, a gente vai escolher o repertório para lançar um próximo trabalho no ano que vem mesmo”, promete o cantor.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM