Quem é David Gamble, que chega ao Brasil para ‘investigar’ Alexandre Moraes

David Gamble

Enviado dos EUA chega ao Brasil em meio a pressões por sanções contra Moraes – Foto: Governo dos EUA e Marcelo Camargo/Agência Brasi/Montagem/ND

David Gamble, chefe interino da Coordenação de Sanções do governo dos Estados Unidos, está no Brasil nesta semana para participar de encontros com autoridades e discutir temas ligados ao combate a organizações criminosas internacionais.

A visita foi anunciada oficialmente pela Embaixada dos EUA em Brasília, que destacou que as reuniões fazem parte de agendas bilaterais voltadas à cooperação contra terrorismo e tráfico de drogas.

No entanto, a vinda de Gamble ganhou outro contorno nas redes sociais, principalmente entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Gamble deverá se encontrar com Jair Bolsonaro e com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Eduardo tem tratado a visita como um possível passo rumo à aplicação de sanções internacionais contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, acusado por bolsonaristas de perseguir opositores políticos.

David Gamble

Tweet de Eduardo Bolsonaro sobre a chegada de David Gamble ao Brasil – Foto: Eduardo Bolsonaro/@bolsonarosp/ND

“Está chegando a hora”, escreveu Eduardo no X (antigo Twitter) na sexta-feira (2), ao compartilhar um link de um site noticioso informando que Gamble vem ao Brasil para tratar de “sanções contra Moraes”.

O governo brasileiro não confirma reunião de David Gamble com nenhuma autoridade. A informação é do Estadão.

Eduardo Bolsonaro pode ter influenciado vinda de David Gamble ao Brasil

Desde que decidiu se licenciar do mandato para viver nos Estados Unidos, em março, Eduardo vem dizendo que tomou a decisão “para buscar sanções aos violadores dos direitos humanos” junto ao governo Trump.

Em postagem publicada nas redes sociais na ocasião, ele disse ser alvo de perseguição, criticou Moraes e chamou a Polícia Federal de “Gestapo”, polícia secreta da Alemanha nazista.

David Gamble, Eduardo Bolsonaro

Eduardo decidiu tirar licença de mandato para pressionar governo americano – Foto: @EDUARDOBOLSONAROSP/EDUARDO BOLSONARO/YouTube

“Irei me licenciar sem remuneração para que possa me dedicar integralmente e buscar sanções aos violadores de direitos humanos. Aqui, poderei focar em buscar as justas punições que Alexandre de Moraes e a sua Gestapo da Polícia Federal merecem”, disse.

*Com informações do Estadão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.