Operação da PF destrói 21 dragas usadas para garimpo ilegal no Vale do Javari

Polícia Federal diz que os garimpeiros estavam se aproximando de comunidades indígenas isoladas. Força tarefa liderada pela PF faz operação contra garimpo ilegal no Vale do Javari (AM)
A Operação Nidaid Isquim, da Polícia Federal, realizada entre 25 de abril e 1º de maio, destruiu 21 dragas usadas no garimpo ilegal que estavam no Vale do Javari, interior do Amazonas. A PF diz que os garimpeiros estavam se aproximando de comunidades indígenas isoladas.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A operação ocorreu de forma integrada com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Satélites da Polícia Federal identificaram as dragas dos garimpeiros espalhadas pelo Rio Jandiatuba. Também foram promovidas diligências para coleta de informações de inteligência, que subsidiarão futuras ações com o objetivo de identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado.
“O foco é proteger os indígenas que habitam a região há milhares de anos e também preservar a saúde dos ribeirinhos, que também eventualmente frequentam a região”, disse o superintendente da PF no Amazonas, João Paulo Garrido.
O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares, e abriga a maior população de indígenas isolados do mundo. Atualmente, há nove referências confirmadas de grupos isolados e outras cinco em estudo, além de aproximadamente 7.000 indígenas de diversas etnias, como:
Matis
Matsés
Mayoruna
Marubo
Kanamary
Kulina Pano
Korubo Matis,
Matsés,
Mayoruna,
Marubo,
Kanamary,
Kulina Pano,
Korubo
Tshom Dyapashom Dyapa
De acordo com a PF, o avanço do garimpo ilegal sobre esse território coloca essas populações em risco de contaminação por mercúrio e causa graves prejuízos culturais.
Vale do Javari: entenda por que região se tornou um dos locais mais perigosos da Amazônia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.