
Preparativos para o conclave avançam no Vaticano; fumaça branca anunciará ao mundo a eleição do sucessor de Francisco. Bombeiros trabalham para instalar uma chaminé no telhado da Capela Sistina, antes do conclave, no Vaticano
Reuters/Amanda Perobelli
Bombeiros do Vaticano são vistos na manhã desta sexta-feira (2) no telhado da Capela Sistina instalando uma chaminé que sinalizará a eleição de um novo papa, informa a agência AP.
O procedimento marca o início dos preparativos para a escolha do sucessor do Papa Francisco, faleceu na segunda (21).
O conclave, reunião dos cardeais da Igreja Católica para eleger o novo pontífice, está marcado para 7 de maio. Desde segunda-feira (28), a Capela Sistina foi fechada à visitação para dar início às preparações necessárias.
A chaminé é um dos principais símbolos do processo: dela sairá a fumaça que informa ao mundo o andamento da votação. Fumaça preta indica que não houve consenso entre os 135 cardeais votantes. Já a fumaça branca confirma que o novo papa foi escolhido.
A fumaça é gerada pela queima das cédulas de votação. Cada cardeal escreve o nome do candidato. Para a eleição ser válida, é necessário o apoio de pelo menos dois terços dos cardeais presentes. A fumaça escura pode aparecer mais de uma vez até que o consenso seja alcançado.
Os dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, terminaram no final do segundo dia de votação.
Entenda de onde vem tradição e como vapor é feito
O segredo por trás da fumaça do Vaticano na eleição do papa