Maria Nice Leite de Miranda, 1ª defensora pública do país, morre no Rio aos 95 anos


Maria Nice estava internada no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o dia 12 de abril. A defensora pública Maria Nice Leite de Miranda
Reprodução/DPRJ
Morreu na manhã deste domingo (27), aos 95 anos, Maria Nice Leite de Miranda, a 1ª mulher a ocupar o cargo de defensora pública no país. Hoje aposentada, Maria Nice assumiu a posição em 1958.
Maria Nice estava internada no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o dia 12 de abril. A causa da morte não foi informada.
“Maria Nice foi um marco na história da Defensoria Pública e na luta pela igualdade de gênero no país. Sua trajetória pioneira como 1ª defensora pública mulher no país e seu compromisso com a Justiça deixarão um legado que seguirá inspirando gerações. Maria Nice foi corregedora geral e decana da Instituição por muitos anos”, afirmou o defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão.
Antes de ser defensora, Maria Nice já havia sido a 1ª mulher a atuar como promotora de Justiça no estado. Em 2007, foi condecorada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro com o “colar do mérito judiciário”, homenagem feita a personalidades que tenham prestado serviços de grande relevância à cultura jurídica do Rio.
Foram décadas de atuação exemplar até a sua aposentadoria, aos 70 anos.
Em 2022, a defensora foi homenageada na sessão de estreia do filme “Paixão Verde: a Defensoria Pública do Rio de Janeiro em suas primeiras décadas”.
“Na Defensoria eu me sentia na minha casa, na minha família. O trabalho era muito difícil porque era só eu de mulher, então qualquer coisa que acontecesse, eles falavam que era para eu ir. Eu me aposentei, mas meu coração continua lá. Foi muito emocionante relembrar o passado dessa forma”, declarou, na ocasião.
O velório será realizado neste domingo, a partir das 13h, no Fórum da cidade de Cantagalo, onde morava, e o sepultamento ocorrerá às 17h, no cemitério local.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.