Porto de Itajaí terá píer turístico e novas vagas de emprego, diz superintendente

Porto de Itajaí

Porto de Itajaí terá píer turístico e novas vagas para trabalhadores- Foto: Reprodução/ND

O superintendente do Porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, João Paulo Tavares Bastos, esteve presente no Balanço Geral na última quinta-feira (24) falando sobre novidades sobre o terminal portuário, incluindo a construção de um píer de turismo e novas vagas de emprego.

Desde a federalização, o terminal portuário bateu um faturamento de R$ 60 milhões, representando um crescimento de 120% em relação a 2024, somada a maior temporada de cruzeiros da história da cidade.

Píer de Turismo em Itajaí

Com estes avanços, os planos para o desenvolvimento do Porto de Itajaí não param. Segundo João Paulo, estão em andamento trabalhos para construir um píer de turismo para o município, a fim de acolher melhor os visitantes.

Atualmente, quem chega à cidade por cruzeiros é recolhido com um ônibus e levado até o Centreventos local. No fim de 2024, o superintendente já havia mencionado os planos de construir o píer perto da área da Marejada.

Píer de turismo no Porto de Itajaí será para receber turistas na cidade – Foto: Prefeitura de Itajaí/ND

Além desta obra, João Paulo mencionou a retirada dos restos de um navio naufragado na margem norte no canal, que impede a operação de novas de embarcações maiores que chegam em Santos e em outros portos de SC.

Porto de Itajaí abrirá vagas para novos trabalhadores

Outra novidade é a publicação de um edital para contratação de mão de obra avulsa para trabalhadores, após 20 anos sem novas admissões no porto, em parceria com a Ogmo (Órgão de Gestão da Mão de Obra).

“O Porto de Itajaí se torna ainda mais competitivo, além de aumentar o faturamento, ampliar a mão de obra e gerar renda para os trabalhadores itajaienses”, destacou João Paulo.

João Paulo Tavares Bastos é o novo superintendente do Porto de Itajaí – Foto: Grazielle Guimarães/ND

Conforme o diretor-executivo da Ogmo, Jhon W. da Rocha, a abertura do edital é uma solicitação antiga e necessária para atender ao aumento da demanda portuária. A projeção é que sejam abertas 122 novas vagas.

Vagas serão para o cargo de capatazia

As oportunidades serão para o cargo de capatazia, e os requisitos serão divulgados no próprio edital, previsto para ser lançado no próximo mês. O salário dependerá do sistema de trabalho e da demanda.

Porto fará contratação de novos 122 servidores por meio de concurso – Foto: Divulgação APS/ND

Além disso, segundo a superintendência do Porto de Itajaí, o trabalhador precisará se habilitar nas convenções e seguir os acordos coletivos firmados entre operadores portuários e sindicatos da categoria.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.