Do Plantão ao Tema do Senna: como é feita uma vinheta instrumental?

Nesta semana, o g1 publica uma série de reportagens que respondem 10 coisas que você sempre quis saber sobre a TV Globo, que completa 60 anos no sábado (26). Do Plantão ao Supercine: como é feita uma vinheta instrumental?
Com poucos acordes, as vinhetas instrumentais conseguem entrar para a história. Utilizadas para identificar programas ou momentos importantes, elas se fixam na memória afetiva do público, tornando-se símbolos de eventos marcantes e inesquecíveis.
Nesta semana, o g1 publica uma série de reportagens que respondem 10 coisas que você sempre quis saber sobre a TV Globo, que completa 60 anos no sábado (26).
LEIA MAIS:
Como são selecionados os causos de ‘Que história é essa, Porchat?’
Para onde vão as comidas do ‘Mais Você’ depois da gravação do programa de Ana Maria Braga?
Como são escolhidos os participantes do ‘Dança dos Famosos’?
Como são escolhidos os filmes da ‘Sessão da Tarde’?
Como são escritos os discursos de eliminação do ‘BBB’?
Quem são as pessoas que controlam os cavalinhos do ‘Fantástico’?
Apesar de geralmente ser bem curta, a criação da vinheta instrumental tem um processo. De acordo com o maestro Roger Henri, criador da vinheta do “Supercine”, o primeiro passo é pensar em qual é o assunto a música vai estar inserida.
“Qual é a matéria? Qual é o programa? Se é para cima, se é uma minissérie. Você (precisa) entender que aquela vinheta vai abrir o quê?”.
E são apenas poucos segundos para transformar os acordes em uma mensagem. “Você tem que resumir em seis segundos. Uma coisa fácil para pessoa que está assistindo em casa assimilar”, explica.
A experiência torna o processo mais rápido, mas nada que possa ser feito em poucos minutos. “Com o tempo, você sabe o que vai funcionar em termos de harmonia, de sonoridade, e, principalmente, o que vai chamar atenção. Às vezes, eu levo uma tarde, isso se eu ficar muito em cima”, diz Roger.
O maestro destaca a importância de coordenar o som com a imagem. “A vinheta não é só compor uma música. Eu recebo uma imagem, que tem um movimento, uma luz, a logomarca. Então, você tem que sincronizar tudo”. Para controlar o compasso da composição, utiliza-se um metrônomo – aparelho que através de pulsos (sonoros) de duração regular, indica um andamento musical. “Então, uma metade do tempo é de composição e a outra metade de aperfeiçoar o sincronismo com a imagem”.
A famosa música do Plantão
Quando a música do Plantão da Globo toca, você automaticamente interrompe o que está fazendo e olha para a televisão. Criada em um concurso interno da Globo em 1991, essa música continua sendo temida por muitos, que a associam ao anúncio de notícias ruins. O músico João Nabuco, criador da música, se surpreende com a longevidade da composição.
“Entrou na cabeça das pessoas de uma forma que eu não poderia imaginar”, comenta o compositor. Na época, ele teve como inspiração o Repórter Esso, referência entre programas de radiojornalismo no Brasil, lançado em 1941.
Outra vinheta que mexe com os sentimentos dos brasileiros é o Tema da Vitória. Composta pelo maestro Eduardo Souto Neto e com arranjo do grupo Roupa Nova, ela foi entoada pela primeira vez na vitória de Nelson Piquet, no Grande Prêmio do Brasil, em 1983.
Mas foi no ano de 1986 que ela entraria para a história, no GP dos Estados Unidos. O Brasil tinha acabado de ser eliminado na Copa do Mundo e Ayrton Senna levantou a bandeira do país após vencer em Detroit, nos Estados Unidos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.