

Ventania na China, causada devido à passagem de um furacão nos últimos dias, obrigaram governo chinês a emitir alerta inédito – Foto: Reprodução/ND
Uma intensa ventania na China tem causando estragos históricos no norte do país, com rajadas que chegam a 150 km/h nesta semana. O fenômeno meteorológico está associado a um furacão e tempestades de areia.
O governo da China precisou emitir um comunicado inédito: pessoas com menos de 50 kg foram orientadas a não sair de casa pelo risco real de serem arrastadas pelos ventos.
Em Pequim, as autoridades declararam alerta laranja — o nível mais alto de emergência em uma década. O alerta surgiu após o registro de cenas de destruição, incluindo placas de trânsito arrancadas, telhados de metal voando e motocicletas sendo derrubadas como se fossem brinquedos.

Tempestade de areia também atingiu o norte da China na última semana – Foto: Reprodução/ND
A ventania na China também provocou uma densa tempestade de areia que reduziu drasticamente a visibilidade na capital. Vídeos nas redes sociais viralizaram mostrando o impacto do fenômeno.
Ventania na China faz Cidade Proibida fechar e transporte público é paralisado
Os impactos de uma forte ventania na China, associada a um furacão, forçaram medidas extremas de segurança do governo. Pontos turísticos icônicos como a Cidade Proibida tiveram que fechar as portas temporariamente, enquanto aeroportos cancelaram dezenas de voos e o sistema ferroviário suspendeu operações.
Ventos de 150 km/h arrastaram pessoas nas ruas e causaram estragos – Vídeo: Reprodução/ND
A região mais afetada foi a Mongólia Interior, onde os ventos ciclônicos causaram um verdadeiro caos. Serviços não essenciais em toda a área norte do país foram paralisados, com o governo recomendando que a população só saísse de casa em situações de extrema necessidade.
Governo pediu para que pessoas com menos de 50 kg não saiam de casa durante as tempestades – Vídeo: Reprodução/ND