

Multidão forma fila para se despedir do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano – Foto: Vatican Media/YouTube/ND
O corpo do Papa Francisco foi transferido da Casa Santa Marta à Basílica de São Pedro na manhã desta quarta-feira (23). Segundo o Vaticano, 20 mil fiéis aplaudiram a passagem do caixão, que poderá ser visitado na basílica até o funeral no próximo sábado (26).
O santo padre morreu aos 88 anos na segunda-feira (21), em seu apartamento na Casa Santa Marta, vítima de AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca.
O corpo do Papa Francisco foi carregado pela procissão e percorreu a Via della Sacrestia, a Praça dos Protomártires Romanos, o Arco dos Sinos e a Praça de São Pedro. Por exigência do pontífice, o caixão simples foi colocado no chão, em frente ao altar da Basílica de São Pedro, e não em posição elevada.
Após a procissão, o cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, conduziu a Liturgia da Palavra. As homenagens do público começaram às 11h e uma multidão formou fila na porta da basílica. Os fiéis poderão se despedir do papa até sexta-feira (25), véspera do funeral.
A cerimônia no sábado começará com a Missa das Exéquias às 10h, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais. Em seguida, o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
O Papa Francisco quebrou a tradição dos antecessores ao recusar o sepultamento na Basílica de São Pedro, onde estão enterrados 91 papas. Antes de Francisco, outros sete pontífices escolheram a igreja romana e o último foi Clemente IX, morto em 1669.
“Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-lhe pelo dócil e materno cuidado”, disse em testamento.