

Corpo do Papa Francisco foi embalsamado para ficar exposto por mais tempo sem apresentar sinais de decomposição – Foto: Vatican News/YouTube/ND
O corpo do Papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21), passou por um processo de embalsamento para evitar o início da decomposição e permitir que ele permaneça apresentável durante o velório. O funeral está marcado para sábado (26).
O velório iniciou na manhã desta terça-feira (22), na Casa Santa Marta, no Vaticano, onde o líder religioso viveu. Milhares de fiéis estão prestando suas últimas homenagens ao pontífice.
Corpo do papa Francisco passa por embalsamento; entenda o processo
O processo de embalsamento exige rapidez e envolve a abertura de veias no pescoço para drenar o sangue. Além disso, é feita uma mistura com formol, álcool, água e corantes, que é bombeada para o sistema circulatório.
O procedimento elimina bactérias e “fixa” as proteínas celulares, impedindo que as enzimas do corpo do pontífice iniciem a decomposição. A aplicação desta técnica vai permitir que o corpo do Papa Francisco fique exposto por dias, sem sinais evidentes de deterioração.

Fiéis poderão visitar caixão do Papa Francisco até o funeral, no sábado (26) – Foto: Vatican News/YouTube/ND
Métodos atualizados
As práticas de embalsamento do Vaticano foram atualizadas no século XX, para que se adequassem aos métodos modernos e vistos como convencionais. Anteriormente, o procedimento envolvia a remoção de órgãos e a fricção da pele dos pontífices com ervas e óleo.
Os métodos foram substituídos após o embalsamento mal sucedido do Papa Pio XII, que morreu em 1958. Ele foi colocado em um saco plástico com ervas, especiarias, óleos e resinas.
Como resultado, o corpo do pontífice teve um processo de decomposição acelerado e exalava um forte odor. As informações são do Daily Mail.
Após o desastre com o processo, os corpos dos pontífices começaram a passar por embalsamentos convencionais. Primeiramente, são lavados para remover qualquer bactéria que esteja na superfície e, em seguida, são submetidos a processos estéticos que os façam parecer o mais natural possível.
Pedaços de algodão também podem ser colocados no maxilar e ao redor da boca para criar uma expressão relaxada. Em alguns casos, pode ser necessário massagear o corpo para soltar os músculos e colocar o corpo em uma posição reclinada.