
Tanto representantes da igreja, como fiéis que puderam ver de perto o papa em algum momento, contam histórias carinhosas sobre o pontífice. Jorge Mario Bergoglio, morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), no Vaticano. Papa Francisco morre aos 88 anos e capixabas em Cachoeiro falam sobre o líder religioso
Desde o anúncio da morte do papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), o mundo se despede e relembra os momentos marcantes do pontífice. No Espírito Santo, tanto representantes da igreja como fiéis que puderam ver de perto ou ter algum contato com o líder religioso, também contam as suas histórias.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos. Segundo o Vaticano, um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, foram as causas da morte do pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, participantes da Camerata Jovem Rochativa, um projeto social da cidade, tiveram a honra de estar próximos e puderam tocar para o papa Francisco, no Vaticano, em setembro do ano passado.
“Foi muito inspirador! Então hoje eu lembro desse momento, ele é tão especial, eu sinto muita gratidão por ter tido essa oportunidade de poder ficar tão pertinho de um líder espiritual para tanta gente tão importante”, disse a musicista Wesllayne de Almeida.
Jovens do ES se apresentaram próximo ao Papa Francisco, no Vaticano, Itália
Também em Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa lembrou de quando foi nomeado pelo papa jesuíta como bispo da Diocese da cidade, em 2021, e, no mesmo ano, também nomeado arcebispo, um dos únicos fora de uma arquidiocese.
Dom Luiz falou sobre a surpresa em conversar com o pontífice por telefone.
“Quando estive em Moçambique, sobretudo na situação de guerra, o Papa Francisco, além de rezar por aquela situação, telefonou um dia, para uma surpresa total minha. Perdi até a voz quando ele disse que era o ‘Francisco, de Roma’. […] Eu recebi com muita tristeza a notícia da morte mas também com a certeza de que ele cumpriu muito bem a missão para qual veio”, contou o arcebispo.
Arrancou gargalhada do papa
O bispo da Diocese de São Mateus, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, falou sobre os dois momentos em que estava com Papa Francisco, um deles, de grande repercussão, após o pontífice ser visto dando uma gargalhada ao apertar a mão do capixaba.
O primeiro encontro aconteceu no final de 2016, em Roma, durante o curso de formação de novos bispos.
“Na programação, tinha um dia de encontro com o Papa Francisco. É uma convivência familiar, o pai com os filhos que chegam, […] e foi uma conversa muito espontânea. A minha foto com ele repercutiu na época, as pessoas se perguntaram ‘o que o foi que o bispo disse para ele rir tanto?’, porque foi um encontro muito descontraído, um grande pai espiritual que acolhe os seus filhos”, lembrou.
O bispo da Diocese de São Mateus, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, esteve com o Papa Francisco em dois momentos, um deles, bastante descontraído.
Arquivo pessoal
Já o segundo encontro, aconteceu no final de 2022, e no seugndo momento nós estivemos no final de 2022 para a visita ad limina, uma espécie de avaliação ou prestação de contas.
Para o bispo da Diocese de São Mateus, a lição que fica neste momento é a de que a vida é frágil e ninguém sabe o que espera o passo seguinte.
“A vida é uma linha frágil onde nós não sabemos o que nos espera no passo seguinte. […] Assim como foi o papa, a gente não sabe qual será o nosso dia. Precisamos celebrar bem o nosso mistério com fé. Àquele que acredita a vida não é tirada e sim transformada”, finalizou Dom Paulo.
Lembranças da Jornada Mundial da Juventude
Em Vitória, o casal Edson Ferreira e Aline Bazoni falam com alegria sobre o dia em que viram o Papa Francisco de perto, na Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro.
“Eu consegui ver, estava uma multidão aglomerada na grade para ver o papamóvel passar e ele passou. Foi um pouco rápido, mas eu consegui, ele acenou pra mim”, lembrou o músico Edson.
Capixabas falam da representatividade do papa Francisco para o mundo
A esposa contou que precisou subir em um banquinho para avistar melhor o líder da Igreja Católica.
“A estratégia do banquinho era o que a maioria estava usando, eu que não sou tão alta assim, precisei desse reforço. Eu subi no banquinho, bem próximo do palco, então consegui acompanhar o papamóvel passando e também ver ele chegando no palco, subindo as escadas”, relatou a psicóloga Aline.
Para os dois, as lembranças deste dia são muito marcantes.
“Para mim, o momento mais emocionante da aparição dele, que traz aquela coisa no coração, é quando ele finalmente chega no palco, chega ali no altar, beija o altar e aquela multidão começa a aplaudir. Depois, veio aquele silêncio ensurdecedor, muito grande, aí ele comprimentou os jovens”, descreveu Aline.
Papa usou roupas feitas em Colatina
Papa Francisco usar roupas produzidas por uma confecção de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, durante missa na Basílica de Aparecida, em São Paulo, em 2013..
Cedoc/TV Gazeta
Na cidade de Colatina, no Noroeste do estado, uma história foi contada repetidamente e com orgulho, na manhã desta segunda (21). Em julho de 2013, o santo padre emocionou os colatinenses ao usar roupas produzidas por uma confecção da cidade, durante a missa na Basílica de Aparecida, em São Paulo.
Foram 30 dias até a encomenda do cliente ilustre ficar pronta. Foram feitas quatro peças: túnica, estola, casula e a mitra.
LEIA TAMBÉM:
Governador do ES lamenta morte de papa Francisco: ‘legado de simplicidade, compaixão e coragem’
Bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano: conheça a trajetória de Francisco
Reconhecidos por outras religiões
Para além do catolicismo, o Papa Francisco inspirou pessoas de outras religiões, pelas suas mensagens de amor, paz, justiça social e cuidado com os mais vulneráveis.
“Eu creio que ele trouxe a sua contribuição como pessoa, valorizando principalmente a questão da justiça social, de acolher mais os menos favorecidos, os pobres, os que tinham dificuldades. E em seus discursos e manifestações sempre foi contra a guerra, contra a violência e contra a opressão”, ressaltou o pastor da Primeira Igreja Batista Praia da Costa, em Vila Velha, Evaldo Carlos.
Quadro na festa de penha
Um quadro em homenagem ao Papa Francisco foi colocado no palco da Festa da Penha, montado no Campinho do Convento da Penha, nesta segunda-feira (21).
Divulgação
Um quadro em homenagem ao Papa Francisco foi colocado no palco da Festa da Penha, montado no Campinho do Convento da Penha, nesta segunda-feira (21). Apesar da morte do líder religioso da Igreja Católica, a programação oficial da celebração à padroeira do Espírito Santo foi mantida.
Em todo o Espírito Santo, dezenas de igrejas estão celebrando missas em homenagem ao Papa Francisco ao longo do dia.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo