Cidade de SP ganhou ‘consultório do papa’ para cuidar da saúde dos moradores de rua dois meses antes da morte de Francisco I


Ambulatório de acolhimento foi inaugurado em 19 de fevereiro de 2025 pela Arquidiocese de São Paulo para cuidar da saúde da população carente. Local funciona na Casa de Orações da Luz, no Centro de SP, e foi erguido com doações de fiéis católicos. Consultório do Papa foi inaugurado em 19 de fevereiro de 2025 pela Arquidiocese de São Paulo para cuidar da saúde dos moradores de rua.
Reprodução/Jornal ‘O São Paulo’/Arquidiocese de SP
Dois meses antes da morte do Papa Francisco I – que morreu nesta madrugada aos 88 anos – a cidade de São Paulo havia ganhado um consultório médico de atendimento exclusivo aos moradores de rua.
O local ganhou o nome de ‘Consultório do Papa’, dado pelo padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral dos Moradores de Rua da capital paulista, em razão das orientações do líder da Igreja Católica sobre o acolhimento aos carentes.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O ambulatório foi inaugurado em 19 de fevereiro pelo cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, ao lado do próprio padre Júlio, com o objetivo de oferecer auxílio e “tratamento digno à população carente da cidade”.
No local, os moradores em situação de rua encontram médicos e enfermeiros, que fazem análise da saúde, receitam medicamentos, encaminham para especialistas, fazem curativos e aplicam vacina nas pessoas que vivem em situação de rua na capital paulista.
O espaço foi construído por doações recebidas pela Igreja Católica de fiéis admiradores do Papa Francisco e do trabalho incansável do padre Júlio em favor dos carentes.
LEIA MAIS:
Morre o papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, aos 88 anos em Roma
Dom Odilo lamenta morte de papa Francisco: ‘pedimos a Deus que o acolha e o recompense por tudo o que fez para a Igreja’
‘Papa Francisco deixa o legado da misericórdia e da compaixão’, diz padre Júlio Lancellotti
PÁGINA ESPECIAL mostra o legado de Jorge Bergoglio em 4 atos
VÍDEO: como foi o anúncio da morte; causas não foram detalhadas
Última batalha de Francisco foi contra pneumonia; entenda
No dia da inauguração, Dom Odilo Scherer destacou a importância do equipamento de saúde no ano jubilar de 2025 da Igreja Católica, seguindo as orientações do chamado ‘papa dos excluídos’.
“O Papa Francisco tem nos pedido que tenhamos ‘proximidade e convivência’. E aqui será um lugar em que eles serão bem-vindos e acolhidos com todo o carinho”, disse o cardeal ao Jornal o São Paulo, da Igreja Católica de SP.
O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de SP.
Reprodução/Jornal ‘O São Paulo’/Arquidiocese de SP
O padre Júlio também destacou que a atuação conjunta da sociedade civil e profissionais da área da Saúde para construir o espaço e mantê-lo ativo.
“O Papa Francisco enfatiza que a caridade é um dos pilares essenciais do Jubileu da Esperança; expressa o amor ao próximo de forma tangível. No contexto do consultório, o atendimento médico gratuito simboliza mais do que um serviço de saúde. É um ato de solidariedade e dignidade para aqueles que mais precisam”, disse Lancellotti.
“É um projeto integrado ao SUS e específico para a população em situação de rua, com destaque para a questão do sofrimento mental”, comentou.
Em 2020, o padre Júlio narrou o telefonema que recebeu do papa Francisco orientando a ele sobre a necessidade de continuar o trabalho na Pastoral do Povo de Rua em São Paulo.
“[O Papa Francisco] Disse que não desanimem, tenham coragem e façam como Jesus fazia. Nós temos que realmente viver esse momento com solidariedade, com atenção aos mais fracos, e isso tem que ser uma tônica pra mudança da estrutura da vida que a gente tem”, contou o padre ao g1.
Como funciona
O ‘consultório do papa’ funciona na Casa de Oração localizada na Rua Djalma Dutra, 3, no bairro da Luz, Centro de São Paulo.
O espaço funciona em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), que disponibiliza os profissionais de saúde para fazerem o atendimento médico e ambulatorial do local, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de SP.
Para manter o projeto, a Pastoral do Povo da Rua pede doação de itens como luvas, máscaras, álcool em gel, sabonete líquido e toalhas de papel, por exemplo.
Consultório do Papa foi inaugurado em 19 de fevereiro de 2025 pela Arquidiocese de São Paulo para cuidar da saúde dos moradores de rua.
Reprodução/Jornal ‘O São Paulo’/Arquidiocese de SP
O ‘Consultório do Papa’ é uma das diversas iniciativas em favor da população em situação de rua acontecem na Casa de Oração, entre elas a Padaria Dom Paulo Evaristo Arns, que diariamente produz pães que são dados às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Criada pelo Vicariato Episcopal da Caridade Social, organismo que tem a missão de organizar, incentivar, orientar, acompanhar e dinamizar as pastorais, movimentos, associações, obras sociais, grupos e entidades ligadas à Igreja, a Pastoral do Povo da Rua realiza diversas ações de caritativa na cidade.
Entre as iniciativas voltadas para o atendimento da população em situação de rua também se destacam organizações como a Missão Belém, Missão Eucarística Voz dos Pobres, Arsenal da Esperança, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, Aliança de Misericórdia e Sefras – Ação Social Franciscana.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.